Decreto
MEC proíbe ensino a distância para cursos de direito, medicina e mais três graduações
Política | 20 de Maio de 2025 as 07h 58min
Fonte: Isto é

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira decreto que impede a oferta de cursos de ensino a distância (EaD) nas áreas de direito, medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.
Segundo informações apresentadas pelo Ministério da Educação, esses cursos terão de ser ofertados exclusivamente na modalidade presencial.
Outros cursos da área da saúde e licenciatura também não poderão ser ofertados a distância, mas poderão adotar o formato “semipresencial”, segundo o MEC. A modalidade atualmente já é oferecida por empresas do setor como Kroton, da Cogna, e Yduqs.
“Ao criar o modelo semipresencial, estamos diversificando os formatos e ampliando as oportunidades para que os estudantes possam escolher aquele modelo que melhor se encaixa no seu perfil, sem descuidar da qualidade que deve ser garantida em qualquer um deles”, afirmou a pasta em apresentação.
Haverá dois anos de transição para adaptação gradual dos cursos, de acordo com o MEC.
Antonio José De Gois
Notícias dos Poderes
Seciteci abre inscrições para 1.200 vagas em cursos técnicos gratuitos
Serão ofertados 16 cursos noturnos em 15 cidades do Estado
28 de Maio de 2025 as 13h22Governo de MT implanta mais 25 escolas cívico militares após consulta com pais e estudantes
23 de Maio de 2025 as 07h25Estado abre processo seletivo para contratação de 1,2 mil servidores com salário de até R$ 4,1 mil
22 de Maio de 2025 as 12h02UFMT abre 700 vagas para quem já tem diploma de graduação; entenda
As vagas disponíveis estão distribuídas entre os Câmpus Araguaia (Barra do Garças e Pontal do Araguaia), Cuiabá, Sinop e Várzea Grande
19 de Maio de 2025 as 08h05Prouni tem 85% de ociosidade em 2024 e acumula 2,5 milhões de bolsas não preenchidas em 12 anos
19 de Maio de 2025 as 07h51Aberta as inscrições para concurso criativo de desenhos e frases
13 de Maio de 2025 as 17h12Sesi oferta 250 vagas gratuitas para EJA em Sinop e Várzea Grande
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25.05, e o início das aulas está agendado para o dia 26/05/2025
06 de Maio de 2025 as 11h23