Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 12 de Maio de 2025

Menu

NOVO CAPÍTULO

Mauro responde insinuações de Janaina Riva e coloca mais fervura na desgastada relação política

Governador envolve a mãe de deputada em acusações de corrupção. Janaina diz que governador tem debilidades e traumas pessoais e muitos problemas de seu governo a serem explicados

Política | 11 de Maio de 2025 as 17h 25min
Fonte: Marcos Lemos

Post de whatsApp entre Mauro Mendes e Janaina Riva foram expostos pela parlamentar do MDB

A saga em que se transformou a relação político partidária entre a deputada Janaina Riva (MDB), única mulher com assento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o Governo do Estado sob o comando do governador Mauro Mendes (UB), saiu da redoma de proteção que cerca o chefe do Poder Executivo e agora passou a pautá-lo, deixando de lado interlocutores como o secretário Fábio Garcia, e assumindo a sua defesa, diante do volume de insinuações e denúncias que a parlamentar tem tornado públicas nas mídias sociais e no Parlamento Estadual. 

Aliás Janaina reverbera, o que supostamente a maioria dos 24 deputados estaduais gostaria de fazer, mas se veem impedidos diante da radical posição do governador Mauro Mendes que não aceita críticas ou apontamentos a sua gestão ou a conduta de seus familiares. 

Durante inauguração de obras no interior de Mato Grosso neste final de semana, Mauro Mendes, que desde o dia 30 de abril, quando ocorreram as primeiras críticas, por parte de Janaina Riva, diretamente da tribuna da Assembleia Legislativa, se manifestou após ser questionado pela imprensa.  

Veja o link com a fala do governador Mauro Mendes através do Instagram: https://www.instagram.com/reel/DJdGPGnsT6v/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Anteriormente, Mauro Mendes, se limitava a curtir post no Instagram, do secretário Fábio Garcia, Chefe da Casa Civil que tem o papel de construir a relação institucional e política com os demais Poderes Constituídos, mas foi dele ou de um comentário seu de que não seriam pagas as emendas da deputada da MDB, que deu causa às primeiras ácidas críticas. 

Mauro Mendes sempre procurou evitar confrontos políticos, preocupado como eventuais disputas eleitorais futuras e até pelo fato de suas respostas, em sua quase totalidade, serem proferidas em tom autoritário e jocoso, o que na maioria das vezes destrói ainda mais a complexa relação política e suas nuances quando o assunto é relação institucional entre Poderes. 

Além disso, mesmo não assumindo diretamente as críticas àqueles que considera adversários ou detratores, Mauro Mendes, através de sua assessoria e principalmente a primeira-dama, Virgínia Mendes, descarreguem toda sorte de críticas àqueles que podem ameaçar ou fazer frente ao poder constituído.    

Questionado como ele teria visto as críticas da parlamentar do MDB da existência de dossiês contra sua gestão e se ela como autoridade pública estaria prevaricando (deixar de denunciar um crime conhecido), Mauro Mendes disparou: “Olha, eu vi um tempo atrás, o deputado, ex-deputado José Riva, pai dela (Janaina Riva), dizer que se a Janaína perdesse a Mesa Diretora (fazendo menção a eleição da atual Mesa Diretora ocorrida em 2024, quando o atual presidente Max Russi (PSB) e a deputada Janaina Riva (MDB) compunham a chapa única na qual ele seria o presidente como assim se confirmou e ela seria a primeira-secretária, segundo cargo de maior importância na hierarquia legislativa e que reúne ainda as funções de ordenador de despesas, autorizar gastos), ela iria para a oposição. Então ela está cumprindo. Mostrou o que ela é! Marionete do pai. Seu pai disse isso e agora está agindo como oposição. É o que? Porque a política tem que ser feita para o bem. Ela tem que ser feita com responsabilidade”, frisou Mauro Mendes. 

Mais à frente o chefe do Poder Executivo elevou o tom das críticas ao declarar: “Agora de corrupção, com certeza ela (Janaina Riva), o pai dela (José Riva), a mãe (Janete Riva) deve entender bastante. Lamentável que ela aja dessa forma e é lamentável que ela siga exatamente as instruções que o pai deu e anunciou já algum tempo atrás”, cutucou Mauro Mendes, que assim como maioria dos políticos na atualidade, independentemente de ter ou não mandato eletivo, prefere a troca de acusações, através das mídias sociais, já que são post ou postagens definitivas e que só podem ser comentadas ou respondidas por outra postagem, ou seja, não existe a interação, uma possível argumentação, do porquê de tanta celeuma em algo previsto na lei que é o direito dos parlamentares às emendas, sua destinação e sua aplicação em definitivo para a qual foi proposta. 

Como já foram muitas idas e vindas entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa desde o dia 30 de abril, tão logo a imprensa publicou a fala do chefe do Poder Executivo, a resposta da deputada Janaina Riva (MDB), como não poderia e não vai deixar de ser, pelo menos até o processo eleitoral de 2026, veio, no melhor do ditado popular, na mesma moeda. 

Janaina argumentou: “Mais uma vez o governador do Estado usa a minha família para me atacar. Faz ataques pessoais contra mim e me chama de marionete. Governador, se tem alguém que tem fama de pau mandado dentro de casa (insinuando ascensão da primeira-dama, Virgínia Mendes), esse alguém não sou eu! Essa fama é do senhor. Não use as suas debilidades, os seus traumas e seus problemas pessoais em uma discussão que é política”, retrucou a parlamentar do MDB.  

Veja o link com a postagem da deputada Janaina Riva (MDB): https://www.instagram.com/reel/DJfJLefv74H/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Mais adiante, Janaina Riva assevera que: “E agora, na véspera do Dia das Mães, você usa a minha mãe e a ofende sem qualquer pudor. A sua máscara está caindo. E não adianta você pedir desculpa, porque no ano passado, no mês de setembro, você já tinha me pedido desculpa por ter usado a minha família. E eu lhe disse, o senhor sempre disse que não se deve ofender a honra das famílias. Não deve usar seu filho. Usar sua esposa para falar do senhor. Mas o senhor não pensa duas vezes antes de ofender a família dos outros. Foi o que o senhor fez comigo mais uma vez. E aqui está o print da sua mensagem, caso você tenha esquecido onde você me pede desculpa e você diz que não tem nada contra o meu pai e que não vai usar mais alguém que esteja fora do contexto”, disse Janaina rechaçando as críticas do governador e apresentando o print de uma conversa dela com o governador Mauro Mendes, como relatado, em setembro do ano passado através do WhatsApp (imagem em anexo e pelo texto apresentado e o mês citado por ela, o mesmo faz menção a disputa eleitoral na cidade de Sorriso, quando o então candidato Damiani de TV, apoiado por Janaina, liderava as pesquisas de intenção de votos, mas acabou derrotado quando o Governo do Estado utilizando de sua força política investiu pesado para reverter o quadro e eleger o atual prefeito Alei Fernandes (UB) do partido do governador.  

O mais interessante é que na mensagem de WhatsApp, o governador Mauro Mendes, pede desculpa, garante que vai se policiar e que não tem nada contra o pai da parlamentar, com quem aliás manteve relacionamento político enquanto prefeito de Cuiabá e até mesmo como candidato a governador em 2018 quando foi eleito após duas derrotas eleitorais para o Governo do Estado e para a Prefeitura de Cuiabá.  

Mauro Mendes ainda agradece por ter sido alertado pela deputada Janaina Riva do que estava acontecendo nas eleições municipais. 

Na oportunidade, Janaina Riva, não perdeu a oportunidade para cutucar o governador sendo inclusive sarcástica, pois na mensagem o governador escreveu a palavra contexto com ‘s’ e na realidade se escreve com ‘x’. Ela afirma “inclusive a palavra contexto não é com ‘s’, mas é com x”, disse, sem saber se foi um erro de digitação ou mesmo a correção automática do whatsApp que já deixou muitas pessoas em situação constrangedora. 

Janaina aprofunda as críticas que vem mantendo desde o fim do mês de abril e ressalta: “Fora isso, eu quero dizer a você que eu não entendo de corrupção, até porque eu nunca fui delatada e o senhor já foi delatado quatro (4) vezes (publicando post com matérias veiculadas em que Mauro Mendes teve o nome envolvido em delação premiada. O senhor também tem muita coisa que precisa explicar a sociedade mato-grossense, como as muitas concessões, muitos fundos privados e outros temas que merecem uma explicação minuciosa. Mas o senhor sempre trabalhou na Assembleia (junto aos deputados governistas) para que nenhuma CPI fosse criada. Mas o seu governo está acabando. Falta menos de um ano para o seu governo terminar. E eu tenho certeza de que a depender de mim e de muitos colegas deputados que tem compromisso com o Estado, todas essas denúncias serão apuradas. A máscara do senhor e do seu governo cai a cada dia. A população não se ilude, com falsos discursos de honestidade e demagogia”, explica. 

Antes de concluir Janaina Riva sinaliza que: “A hipocrisia não é bem-vinda neste novo momento político que vivemos. E pode ter certeza, eu sei que o senhor se incomoda quando eu falo que você pediu para tomar terra de produtor e quando eu falo que o senhor quer dar calote no funcionalismo público de Mato Grosso ao não conceder as perdas salariais. Mas tudo isso faz parte do meu papel. Como deputado estadual, por ser mulher e mãe, é um verdadeiro desafio. A cada dia os homens machistas, não todos, tentam nos desqualificar, tentam usar a nossa família, tentam dizer que não temos capacidade, tentam fazer com que nós tenhamos que parar tudo aquilo que estamos construindo para vir aqui responder que falamos com a nossa boca, o nosso coração. Eu sou uma mulher de sentimento. Eu me dedico muito a tudo aquilo que faço e sei que sou merecedora de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas, para o governo e para Senado, porque eu plantei uma semente quando eu entrei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. E eu sei que a minha colheita vai ser cada vez mais próspera, porque faço isso com verdade e com razão, sem pisar em ninguém e sem ofender a ninguém. A sua violência, seu abuso, as suas agressões contra mim já estão se tornando visíveis a todos aqueles que assistem os seus vídeos e assistem os meus. O senhor é muito corajoso para falar alto com uma mulher, mas o senhor não tem a coragem para fazer isso com os meus colegas que são homens, mesmo aqueles que o criticam em tom superior ao meu. Isso é covardia! Isso é ser machista! Isso é ser agressor de mulheres”, encerrou ela. 

Resta agora aguardar o novo capítulo desta saga, que não tem mais como unir aqueles que caminharam juntos por quatro processos eleitorais, sejam eles estaduais ou municipais. Dificilmente Janaina Riva e Mauro Mendes estarão no mesmo palanque, pelo menos nas eleições de 2026 em que eles podem ser mais do que adversário, ou seja, podem disputar uma das duas vagas para o Senado da República, já que Janaina Riva assegurou que não recua de seu pleito, já Mauro Mendes é e continuará sendo uma incógnita, pelo menos até 03 de abril, prazo final para ele se desincompatibilizar, ou seja, deixar a função de governador através da renúncia para poder disputar uma nova eleição. 

Se não se desincompatibilizar, Mauro Mendes, fica até o final do mandato e essa decisão pode ter repercussões tanto positivas quanto negativas, sendo que se elas foram mais positivas bom para ele e para o candidato ou candidatos com seu apoio. Se for negativa e em viés de fim de governo, Mauro Mendes deve entrar no isolamento político, posição que todo ex-governador passa, independente de querer ou de el