Decisão
Marçal é condenado pela segunda vez a oito anos de inelegibilidade
Política | 28 de Abril de 2025 as 07h 36min
Fonte: Isto é

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo condenou Pablo Marçal (PRTB) a oito anos de inelegibilidade e uma multa de R$ 420 mil por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social durante as eleições de 2024, quando foi terceiro colocado na disputa pela prefeitura da capital paulista.
O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, deu razão a uma representação do PSB que acusou o ex-coach de pagar para usuários produzirem e impulsionarem vídeos de declarações suas — os chamados “concursos de cortes” — na campanha, o que caracteriza gasto ilícito de recursos.
Em nota, a assessoria de Marçal afirmou que ele cumpriu “todos os requisitos legais” enquanto candidato e confia na reversão da decisão judicial, à qual cabe apresentação de recurso no TRE.
Já a assessoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), adversária do ex-coach na eleição, afirmou que a decisão “mostra que não vale tudo para ganhar o pleito“.
Em 14 de abril, Marçal foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por ter associado a pessebista à responsabilidade pelo suicídio do próprio pai, durante uma entrevista concedida à IstoÉ. O pai de Tabata era dependente químico e morreu quando ela tinha 18 anos.
“Eu também tive um pai que foi alcoólatra, mas a família ajudou e ele deixou o alcoolismo. O pai dela [Tabata], ela foi para Harvard e ele acabou morrendo. Agora imagina o que ela pode fazer com o povo de São Paulo”, disse o ex-coach na ocasião.
Pela fala, o MPE considerou que Marçal “atacou valores familiares alheios, de forma deplorável e apelativa” para ofender a reputação da adversária e, assim, atrair seus potenciais eleitores.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova urgência para anistiar golpistas; veja votos dos deputados de MT
18 de Setembro de 2025 as 10h47Deputados do PL e União de MT votam para impedir prisões de políticos que cometerem crimes
17 de Setembro de 2025 as 12h53Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores
17 de Setembro de 2025 as 09h33Justiça Eleitoral condena PSD de Fávaro e mais dois partidos a devolverem R$ 1,5 milhão em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 07h45Veja secretários de Mendes cotados para disputar AL e Câmara
16 de Setembro de 2025 as 11h45Valdemar sobre MT: Governador e senador estão decididos, mas temos um problema lá com MDB, nora de Wellington
Segundo ele, a parlamentar tem peso eleitoral
16 de Setembro de 2025 as 07h54Polícia Federal investiga emendas PIX de Mato Grosso
16 de Setembro de 2025 as 08h47STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10