Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 08 de Julho de 2025

Menu

Mais deputados

Lula não vai sancionar projeto que aumenta bancada de MT

Texto aprovado pelo Congresso em junho aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais

Política | 07 de Julho de 2025 as 16h 00min
Fonte: Mídia News

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula (PT) decidiu não sancionar o projeto de lei complementar, aprovado em junho pelo Congresso, aumentando de 513 para 531 o número de deputados federais.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo na manhã desta terça-feira (7).

O projeto de lei aumentaria a bancada de Mato Grosso, que com o novo texto passaria a ter dez deputados federais ao invés dos oito atuais. Como a Constituição Federal prevê três deputados estaduais para cada federal, a Assembleia Legislativa saltaria dos atuais 24 parlamentares para 30.

"A tendência já era essa desde o início da discussão, quando o Congresso aprovou o aumento", escreveu a colunista Mônica Bergamo.

Conforme o jornal, auxiliares de Lula ainda tentavam convencê-lo a sancionar, argumentando que seria um gesto para distensionar a relação do governo com o parlamento.

No fim de semana, o presidente sacramentou a decisão: não vai endossar a proposta.

Conforme a Folha, Lula agora estuda dois cenários: vetar, ou simplesmente lavar as mãos e deixar que ele seja promulgado pelo próprio Congresso. 

Lula já afirmou a ministros que quer vetar o projeto.

Nesta hipótese, o presidente não foge do assunto e faz um gesto de ampla popularidade: de acordo com o Datafolha, 76% dos brasileiros são contra o aumento no número de deputados.

O Congresso teria que derrubar o veto, passando por um novo desgaste.