Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 12 de Outubro de 2025

Menu

OAB-MT

Lista sêxtupla é escolhida para disputarem vaga no TJMT

Jamille Alves, Juliane Zafino, Michelle Dorilêo, Ricardo Almeida, Dauto Passare e Sebastião Monteiro agora terão seus nomes submetidos aos desembargadores do TJMT que definirá lista tríplice que será encaminhada ao governador do estado

Política | 10 de Outubro de 2025 as 22h 23min

Foto: Divulgação

Após 8 horas de sessão, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Mato Grosso escolheu a Lista Sêxtupla que agora será encaminhada ao Tribunal de Justiça para que este escolha à Lista Tríplice que então vai a escolha do governador Mauro Mendes, para nomear o futuro desembargador ou a futura desembargadora.

Jamille Clara Alves obteve 37 votos, seguida por Juliane Zafino Ferreira Mendes com 36 votos e Michelle Regina de Paula Zangarini Dorilêo com 32 votos, formaram as indicações femininas

Já Ricardo Almeida com 32 votos, Dauto Passare com 29 votos e Sebastião Monteiro com 27 votos formaram a lista de advogados.

A vaga no Pleno do Tribunal de Justiça foi aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Ferreira da Silva por completar 75 anos, idade limite no Poder Público do Brasil.

Ao todo são 39 desembargadores, sendo 31 deles da carreira da magistratura, ou seja, ingressaram por concurso público na carreira de juiz de Direito e foram galgando posições até chegarem a desembargador que é o mais alto cargo no Poder Judiciário na esfera estadual.

Os demais oito desembargadores são promovidos pelo quinto constitucional, uma figura criada pelo Legislador Constituinte para dar equilíbrio ao Poder Judiciário em sua relação jurídica com demais operadores do Direito.

O quinto constitucional prevê quatro desembargadores da OAB/MT e quatro do Ministério Público de Mato Grosso.

Após aberta a sessão de escolha foi apreciada quatro recursos. Uma reconsideração referente a uma impugnação de uma postulante, o que foi acatado pelo Conselho da OAB/MT e três indeferimentos de candidaturas por supostos descumprimento nas regras exigidas para os candidatos, que também foram desconsideradas por unanimidade.

Por volta das 16 horas iniciou-se a argüição dos postulantes, cabendo cada um deles, após sorteio, três minutos para se apresentar e três minutos para responder questionamentos jurídicos dos Conselheiros e Diretores, ou seja, dos eleitores que somaram 51 pessoas que votaram seis vezes, em três advogadas e em três advogados, em um total de 306 votos.

Passavam das 20:40 quando saiu o resultado da votação que foi feita através de um sistema hibrido da própria OAB/MT que repassou aos eleitores através de whatsapp ou email, um link que permitiu a votação por celular ou por computador.

Computados 100% dos votos, a presidente da OAB, Gisela Cardoso passou a ler voto a voto de cada conselheiro primeiro para os advogados e segundo para as advogadas.

Após isto, o sistema foi totalizado e o resultado que levou a composição da Lista Sêxtupla.

Agora a mesma será remetida para apreciação do Tribunal de Justiça que escolherá três nomes para serem apresentados ao chefe do Poder Executivo que nomeará o futuro desembargador ou futura desembargadora.