Erro material
Liminar suspende divulgação de pesquisa sobre cargos de governador e senador
Política | 14 de Junho de 2022 as 20h 17min
Fonte: Arthur Santos da Silva - olharjuridico.com.br

O juiz Gilberto Lopes Bussiki, em atuação no Tribuna Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), acatou parcialmente pedido liminar do PTB para suspender a divulgação da pesquisa nº MT 04447/2022 até que o erro material seja sanado pela empresa Real Time Big Data. Pesquisar examina cenário eleitorais aos cargos de governador do Estado e senador da República. Antes da decisão, pesquisa já havia sido divulgada nesta terça-feira (14).
Segundo os autos, as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições são obrigadas a registrar determinadas informações, dentre elas, a metodologia utilizada, indicação do Estado Federativo e assinatura com certificado digital do profissional de estatística responsável.
Contudo, a pesquisa questionada, segundo o PTB, vem acompanhada de dois erros que maculam a divulgação do seu resultado. Primeiro, a metodologia apresentada faz registro de que a pesquisa está sendo realizada na população residente no Estado de Rondônia, cujo questionário, na realidade, tem por base os candidatos do Estado do Mato Grosso.
Segundo erro, conforme ação, a pesquisa não possui assinatura digital do profissional responsável por sua realização, o que a torna inidônea, porquanto não há segurança de que foi realmente realizada por um expert.
Em sua decisão, Bussiki esclareceu que em relação à assinatura digital, após consultar os sistemas internos da Justiça Eleitoral, a Secretaria Judiciária demonstrou que foi devidamente aposta pelo profissional de estatística.
Por sua vez, a menção ao estado de Rondônia, consiste em erro de digitação contido na descrição da metodologia. Segundo Bussiki, consta no plano amostral que o universo da pesquisa compreende o Estado do Mato Grosso. Além disso, a lista de municípios anexa ao registro contempla apenas cidades do Mato Grosso.
Ao conceder liminar, o magistrado salientou que, “em que pese o equívoco havido na descrição da metodologia não ter o condão de macular a pesquisa eleitoral como um todo a ponto de torná-la inapta, tal distorção, caso não seja sanada, poderá levar o público incidir em um juízo de erro acerca do local de abrangência da pesquisa”.
“Dessa forma, a fim de que não pairem quaisquer dúvidas a respeito da abrangência da pesquisa ora impugnada, defiro parcialmente o pedido tutela de urgência para, nos termos do disposto no art. 16, § 1º da Res. TSE nº 23.600/2019, suspender a divulgação da pesquisa nº MT 04447/2022 registrada nesta Especializada até que o erro material acima evidenciado seja sanado pela empresa representada, comprovando-se a correção nos presentes autos”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Câmara vota urgência de projeto que cria mais uma vaga de deputado federal para MT
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara
06 de Maio de 2025 as 07h30Emanuelzinho assume Comissão de Orçamento e pode relatar Saúde ou Educação
Comissão que define R$ 5,7 trilhões tem Emanuelzinho como titular e possível relator de áreas essenciais
05 de Maio de 2025 as 17h00Mendes diz que Janaina está na oposição e, por isso, 'é natural pagar emendas por último'
05 de Maio de 2025 as 11h03Novamente empresário de Cuiabá aparece em negociações suspeitas de desvios
Investigado pelo Ministério Público Federal em compras de vacinas contra a covid 19, agora aparece com procurador do INSS e Policial Federal denunciados na operação sem desconto
02 de Maio de 2025 as 17h04Janaina responde Fábio Garcia e mantém críticas ácidas
Deputada do MDB lamenta que secretário tenha envolvido esposa e filhas e lembra que achava que tinha um amigo
01 de Maio de 2025 as 20h25TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22