Analisa construções
Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
Política | 29 de Julho de 2025 as 07h 45min
Fonte: Gazeta Digital

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) reiterou que, para 2026, sua meta segue sendo a candidatura ao Senado, mas afirma que recentemente começou a analisar com outros olhos um ensaio para disputar o governo do Estado. Mesmo com certo distanciamento do sonho, a parlamentar avalia que o direcionamento dependerá de construções políticas.
Em entrevista à imprensa, Janaina explicou que sua meta pessoal é ser senadora, mas os compromissos partidários podem levá-la a adotar outras obrigações, como chefiar o Paiaguás.
“O projeto é Senado. Agora, essa questão de candidatura a governo, a gente tem que ver como vai se desenrolar. É uma surpresa para mim. Nesse momento não era o objetivo. Agora isso depende de uma construção muito ampla. Impossível fazer política sozinho. Então, a gente tem que ir conversando com os grupos para ver qual o tamanho do grupo que teremos, qual o tamanho de apoio que teremos”, argumentou a deputada.
Janaina pontou que até mesmo a disputa para o Senado, que é sua meta, segue muito abstrata, diante dos 11 pré-candidatos. A emedebista acredita que o panorama da disputa só será definido no ano que vem, após convenções partidárias.
“Então, são muitos candidatos agora. Eu acho que candidatos a senadores nós temos 11. Então, agora é aguardar e ver quais caminhos serão tomados. Inclusive, considero muito importante também o cenário nacional, que impacta nessas candidaturas”, emenda.
Ainda na entrevista, Janaina explicou sobre a repentina aproximação com Jayme Campos (União), com quem teve conversas na última semana em reuniões pontuais que chamaram a atenção da classe política, sugerindo uma dobradinha de governo e Senado.
A política cita que independente dos encontros, o apoio não está garantido, mas que faz questão de conversar com máximo de agentes políticos para viabilizar seu nome.
“Eu não tenho certeza se terei esse apoio, mas a gente tem que conversar com todo mundo até o período eleitoral. Óbvio que ninguém vai fechar apoio eleitoral agora, mas eu reconheço a força que a família tem eleitoralmente, a representatividade que tem, o Jayme é um senador da República. Assim como eu tenho conversado com várias lideranças políticas também, todo mundo está tentando buscar um espaço. Então, não tem como se fechar uma parceria, mas a gente tem conversado com todos, todos os partidos têm aberto as portas para isso”, finaliza.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25