Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 21 de Agosto de 2025

Menu

Nova era

Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária

Política | 21 de Agosto de 2025 as 19h 14min
Fonte: FolhaMax

Foto: Divulgação

A deputada estadual Janaina Riva, de 36 anos, assumiu a presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (21) durante cerimônia na Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia (Amdepol), em Cuiabá. Por décadas, a legenda esteve sob a liderança do ex-governador e ex-deputado federal Carlos Bezerra, fundador da legenda no Estado. Ao assumir o posto, Janaina adotou um discurso conciliador, destacando que o MDB deixará de ser uma agremiação que apenas apoia para ser um partido apoiado, já de olho nas articulações para 2026.

A parlamentar tem pretensões de disputar o Senado, mas não descarta a possibilidade de concorrer ao Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado, hoje sob o comando de Mauro Mendes (UB) que caminha para encerrar seu segundo mandato, mas pretende eleger o atual vice Otaviano Pivetta (Republicanos) como sucessor. 

"Parece a realização de um sonho construído a passos árduos ao lado do MDB. Tenho certeza de que essa vitória como presidente faz parte da abertura que o partido construiu junto comigo. O MDB me deu liberdade para trilhar esse caminho e sou muito grata por isso. Talvez, em outro partido, eu não teria tido a autonomia necessária para construir da forma que construí”, declarou Janaina durante coletiva.

Janaina é a primeira mulher a assumir o comando do MDB em Mato Grosso, representando uma mudança geracional e simbólica dentro da sigla, algo que fez questão de ressaltar. A chapa inclui todos os deputados estaduais. O deputado estadual Thiago Silva assumiu a vice-presidência enquanto o deputado federal Juarez Costa foi escolhido como secretário-geral. O cargo de segundo-secretário ficou com o deputado estadual Dr. João.

Segundo Janaina, a composição mescla a tradição histórica do MDB com a renovação de novos nomes, simbolizando a nova fase do partido. Questionada sobre os planos políticos para 2026, a parlamentar reafirmou o desejo de disputar o Senado. "Até o meu presidente nacional pode confirmar: o partido vai trabalhar para ser protagonista. Depois de muitos anos, o MDB deixa de apoiar para ser apoiado. As duas possibilidades – Senado ou Governo – são reais, mas tenho trabalhado minha candidatura ao Senado. Ainda assim, é claro que seria muito animador um cenário para o governo do estado”, afirmou.

Janaina também comentou sobre a declaração do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que afirmou que não se aliar ao MDB nas eleições estaduais porque o partido está alinhado com a esquerda. Em resposta, a emedebista passou a bola para o presidente nacional do MBD, Baleia Rossi. 

"Eu vou pedir para que o presidente responda porque ele passou por isso no estado de São Paulo e construiu uma grande alinça MDB-PL. Tá cedo ainda para discutir, mas o presidente pode responder melhor que eu. Hoje é um cenário natural. Primeiro, gente, estruturação do MDB estadual. O foco é aqui. Depois  disso viabilizando o partido com condições eleitorais, o segundo passo é o dialogo com dirigentes partidários de todos os partidos. A gente respeita opiniões divergentes, mas agora como presidente é contruir o maior arco de alianças para uma eleição a majoritária dentro do nosso partido", finalizou.

A presidente estadual foi questionada sobre a Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que teve como alvo o ex-governador Silval Barbosa quando ainda era filiado ao MDB, e como pretende lidar com esse histórico associado à sigla. Em resposta, Janaina afirmou que, em sua visão, o partido não possui histórico negativo, mas sim uma trajetória de contribuição para Mato Grosso.

“O MDB não tem histórico negativo. Tem um histórico muito positivo. É o maior partido do Estado de Mato Grosso, um dos maiores do país, há mais de 50 anos. O MDB faz parte de toda a construção que proporcionou Mato Grosso a estar do jeito que está hoje. Foi o primeiro partido a construir um projeto de oposição a Pedro Taques. Se não fosse o MDB, até hoje nós viveríamos naquele cenário de antes. Nós faremos um projeto viável para representar Mato Grosso, seja no Palácio Paiaguás ou no Congresso Nacional”, declarou.

Única mulher eleita para a 18ª legislatura (2014 – 48.171 votos) e reeleita para a 19ª (2018) e 20ª (2022), Janaina Riva foi também a deputada estadual mais votada em Mato Grosso nas eleições de 2018 (51.546 votos) e 2022 (82.124 votos), com apoio distribuído pelos 141 municípios do estado.