Cobra providências
Instituto pede afastamento de corregedor da OAB-MT após denúncia envolvendo patrocínio simultâneo
Pedido foi encaminhado à Presidência da seccional e se refere à atuação de escritório que teria representado, ao mesmo tempo, a Unimed Cuiabá e uma beneficiária em ação judicial
Política | 19 de Maio de 2025 as 15h 03min
Fonte: Leia agora

O Instituto Brasil Cooperado (IBC) protocolou um pedido de afastamento do corregedor-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Jorge Jaudy, e do diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), Vinícius Kenji, com base em uma denúncia relacionada a um suposto caso de patrocínio simultâneo.
De acordo com o Instituto, o caso teve início em 2023, quando uma beneficiária da Unimed Cuiabá procurou o escritório Spadoni Jaudy Advogados para ingressar com uma ação contra a operadora. À época, o escritório não representava a Unimed, mas, posteriormente, foi novamente contratado pela cooperativa. Com a reaproximação, o processo foi formalmente repassado ao escritório Domingues Advogados.
O Instituto sustenta, no entanto, que essa transferência teria sido apenas formal, e que documentos protocolados no processo judicial apresentariam metadados que indicam terem sido produzidos em computadores do escritório Spadoni Jaudy, por uma funcionária que é, segundo a denúncia, noiva do advogado inicialmente responsável pela ação.
A denúncia também menciona que documentos produzidos em favor da Unimed Cuiabá, em outro momento do processo, teriam sido gerados no mesmo ambiente, o que, segundo o IBC, configuraria atuação simultânea do mesmo grupo em favor de partes opostas na mesma ação judicial.
A representação questiona a conduta dos profissionais e solicita à presidência da OAB-MT a abertura de procedimento para apuração dos fatos, bem como o afastamento preventivo dos citados dos cargos que ocupam nas instituições da advocacia em Mato Grosso.
O Leiagora entrou em contato com a assessoria da OAB-MT, mas até o momento, não há posicionamento oficial da entidade. A reportagem permanece à disposição para incluir eventuais manifestações.
Notícias dos Poderes
Garimpo ilegal ameaça abastecimento de água de 50 mil habitantes em Mato Grosso
20 de Maio de 2025 as 12h33Escola Palco representará Sinop no maior festival de dança do mundo
20 de Maio de 2025 as 11h10PF faz nova operação e investiga caixa 2 na eleição do prefeito de Sorriso
20 de Maio de 2025 as 09h45Mato Grosso tem 3ª maior taxa de mortes em acidentes de trânsitos do país; 1207 óbitos
O número de mortes em acidentes de motocicleta representa 43,6% do total de óbitos em acidentes de trânsito registrados no estado
20 de Maio de 2025 as 09h42Conexão entre tecnologia e agro chega em Cláudia e Sinop com Circuito Aprosoja MT
Evento percorre todos os núcleos da entidade com atualizações da entidade e palestra de Sérgio Sacani
20 de Maio de 2025 as 09h29