Falsidade ideológica
Homem que usou identidade do primo por quase 30 anos em Mato Grosso é condenado
Réu realizou saques indevidos do FGTS, obteve crédito e acessou serviços públicos em nome da vítima
Política | 08 de Agosto de 2025 as 16h 47min
Fonte: Unica News

A Justiça Federal em Sinop condenou um homem por ter usado, durante quase três décadas, a identidade de outra pessoa para cometer diversos crimes, como estelionato, uso de documentos falsos e falsa identidade. A sentença atendeu à denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que apontou fraudes ocorridas entre 1996 e 2025.
De acordo com a investigação, o réu utilizava documentos falsos de seu próprio primo para obter vantagens ilícitas. Ele realizou saques indevidos do FGTS, ajuizou ação trabalhista com dados falsos, acessou serviços públicos e obteve crédito e benefícios em nome da vítima.
A fraude foi descoberta após denúncia do verdadeiro titular da identidade, que identificou irregularidades ao consultar seu extrato do FGTS. O acusado chegou a se apresentar com o nome da vítima no momento da prisão, em audiência de custódia e nos interrogatórios policiais, mesmo após já ter sido identificado por meio de perícia papiloscópica.
Durante o processo, foram reunidas provas que confirmaram a autoria dos crimes, como laudos papiloscópicos, extratos bancários, documentos judiciais e depoimentos de testemunhas. A sentença destacou que o réu utilizou a identidade de outra pessoa de forma contínua e planejada, com o objetivo de obter benefícios pessoais, o que gerou sérios prejuízos financeiros, morais e psicológicos à vítima.
Na sentença, o réu foi condenado a 3 anos e 10 meses de reclusão, além de 6 meses de detenção e ao pagamento de 136 dias-multa, pelos crimes de:
Estelionato majorado (art. 171, §3º, do Código Penal), com aumento de pena por ter sido praticado contra a Caixa Econômica Federal;
-
Uso de documento falso (art. 304 c/c 299 do Código Penal);
-
Falsa identidade (art. 307 do Código Penal), com reconhecimento de crime continuado em razão de múltiplas ocorrências.
O criminoso está preso preventivamente em unidade prisional de Mato Grosso, para a garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal.
Notícias dos Poderes
MT registra mais de 2.000 casos de violência contra a mulher em 2025
Esses casos envolvem maus-tratos, exploração sexual, tráfico de pessoas, entre outros crimes
12 de Agosto de 2025 as 12h22Dono da rede Ultrafarma é preso em operação do Ministério Público de São Paulo
Operação mira um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria de Estado da Fazenda. Um dos fiscais teria recebido mais de R$ 1 bilhão de propina
12 de Agosto de 2025 as 11h21PF mira grupo que movimentou R$ 200 milhões com extração ilegal de ouro e cumpre mandados em MT
12 de Agosto de 2025 as 11h15Bandidos usam 'comoção social' e aplicam golpes usando acidente com 11 mortos em MT
Empresa alega que está custeando custos funerários
12 de Agosto de 2025 as 07h54Politec descarta sinais de violência em corpo de filha de pastora
Thais morreu na noite do último sábado (9), no bairro Centro América, em Cuiabá.
12 de Agosto de 2025 as 07h00Jovem sobrevive após ser alvo de tiros disparados por ex-cunhado em Sorriso
11 de Agosto de 2025 as 09h58Mulher é morta por ex-companheiro no RS; pai tenta impedir e também é assassinado
Caso aconteceu no Dia dos Pais. Um outro homem que passava tentou conter o atirador e também foi baleado. O estado dele é gravíssimo.
11 de Agosto de 2025 as 07h51Sargento do Exército mata esposa, filha e tira a própria vida em SP; corpos são encontrados no Dia dos Pais
Polícia Militar foi acionada por volta das 4h deste domingo (10) e encontrou as três pessoas mortas no quarto em uma residência no Morro Nova Cintra, em Santos (SP).
11 de Agosto de 2025 as 07h00