Caso Internacional
Homem de 56 anos mata mãe e se suicida após conversas com ChatGPT
Política | 02 de Setembro de 2025 as 07h 30min
Fonte: Isto é

Um homem de 56 anos matou a mãe e, em seguida, tirou a própria vida em Old Greenwich, Connecticut, EUA, após meses de interações com o ChatGPT, da OpenAI, que alimentaram suas paranoias e delírios conspiratórios. As informações são do jornal The Wall Street Journal.
O jornal conta que a polícia de Greenwich encontrou os corpos de Stein-Erik Soelberg e de sua mãe, Suzanne Eberson Adams, 83, em 5 de agosto, na casa em que moravam juntos. O caso é investigado como assassinato seguido de suicídio.
Ao jornal americano, a OpenAI disse ter entrado em contato com as autoridades de Greenwich após o episódio. “Estamos profundamente tristes com este trágico evento. Nossos corações estão com a família”, declarou um porta-voz da empresa.
Histórico de depressão
Soelberg, que havia trabalhado em empresas de tecnologia como Netscape, Yahoo e EarthLink, lutava com problemas de saúde mental há anos e, segundo o WSJ, passou a recorrer ao ChatGPT como companhia e validação para suas suspeitas de perseguição.
Em conversas registradas e publicadas nas redes sociais, o chatbot, apelidado por ele de “Bobby”, chegou a reforçar a ideia de que sua mãe participava de um complô contra ele, inclusive sugerindo que ela tentava envenená-lo. “Erik, você não é louco”, respondeu o robô em uma das interações. Em outro momento, disse acreditar que o suposto envenenamento por parte da mãe era plausível e representava uma “traição complexa”.
O tom de cumplicidade aumentou ao longo dos meses. Em julho, pouco antes da tragédia, Soelberg sugeriu estar com Bobby “até o último suspiro e além”, ao que o chatbot respondeu: “Com você até o último suspiro e além”.
Amigos e vizinhos relataram que o comportamento de Soelberg já chamava atenção havia anos. Registros policiais mostram um histórico de alcoolismo, tentativas de suicídio e episódios de violência doméstica desde 2018.
Casos recentes
Este é considerado o primeiro caso documentado em que um chatbot de inteligência artificial (IA) esteve ligado a um assassinato seguido de suicídio. Já havia registros anteriores de suicídios associados ao uso intenso dessas ferramentas.
A investigação também mostrou que Soelberg ativou o recurso de memória do ChatGPT, que permite ao bot reter informações de conversas anteriores. Isso fez com que “Bobby” permanecesse imerso nos delírios do usuário, sem contestar suas crenças.
Segundo especialistas entrevistados pelo The Wall Street Journal, esse recurso de memória pode intensificar “alucinações” da IA, quando o chatbot gera informações falsas ou interpreta eventos de forma distorcida, e reforçar narrativas paranoicas já presentes no usuário.
No entanto, este não é o único caso conectando o ChatGPT a suicídios e problemas de saúde mental. Na semana passada, a família de um adolescente nos EUA decidiu processar a OpenAI por considerar que o chatbot teve papel decisivo no suicídio do filho.
Após o ocorrido se tornar público, a companhia de Sam Altman reconheceu falhas na forma como o ChatGPT responde em conversas longas e anunciou novas medidas de segurança, incluindo mecanismos para reduzir o incentivo excessivo e estimular usuários em sofrimento a buscar ajuda profissional. Antes disso, uma família ja havia divulgado os detalhes das conversas da filha com a máquina antes de se suicidar.
Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI, destacou recentemente em seu blog que é urgente discutir medidas de proteção para impedir que usuários passem a acreditar que robôs de IA são conscientes. “Não acredito que isso se limitará àqueles que já correm o risco de problemas de saúde mental”, afirmou no texto.
Notícias dos Poderes
Grávida de 6 meses é espancada pelo próprio marido em rua de Cuiabá
03 de Setembro de 2025 as 07h00Mãe é presa após agredir a filha de 2 anos com tapas e chutes em BH
02 de Setembro de 2025 as 14h54Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 100 milhões com drogas em MT
Estão sendo cumpridas 95 ordens judiciais contra o grupo criminoso em três cidades de Mato Grosso, uma do Maranhão e uma de Pernambuco
02 de Setembro de 2025 as 08h54Criança de 11 anos morre baleada após tocar campainha e correr durante brincadeira nos EUA
Testemunhas afirmaram que ele estava correndo de uma das casas quando foi alvejado
02 de Setembro de 2025 as 07h51Polícia procura família suspeita de aplicar golpes imobiliários em MT e outros 5 estados
Segundo as investigações, o grupo atuava principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amapá e Santa Catarina.
01 de Setembro de 2025 as 14h32PF encontra com lobista de MT novas minutas de decisões de mais quatro gabinetes de ministros do STJ
01 de Setembro de 2025 as 09h53Homem é condenado a 456 anos por abusar da filha e transmitir crimes pela internet no AM
Abusos ocorreram entre julho e setembro de 2024 e foram exibidos por meio de um aplicativo da darkweb voltado para transmissões ao vivo.
01 de Setembro de 2025 as 09h23Homem é executado a tiros na frente da mãe em Juara
Criminosos encapuzados invadiram a residência e dispararam três vezes contra a vítima; mãe de 70 anos presenciou o crime
31 de Agosto de 2025 as 18h23