Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 11 de Dezembro de 2025

Menu

Fim da escala 6x1

Governo federal vai propor jornada 5×2 com limite de 40 horas semanais

Iniciativa do Planalto ocorre após impasse em relatório que está sendo apreciado por subcomissão

Política | 10 de Dezembro de 2025 as 10h 01min
Fonte: Extra

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Diante do impasse na subcomissão que discute o fim da escala de trabalho 6×1, o governo federal vai apresentar um relatório próprio para substituir o texto do deputado Luiz Gastão (PSD-CE). A proposta do Palácio do Planalto acaba de forma explícita com o 6×1 e institui jornada 5×2, com 40 horas semanais e oito horas diárias, num movimento para tentar reforçar o protagonismo do governo numa agenda que Lula pretende levar como vitrine em 2026.

Escalado pelo presidente, o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, irá pessoalmente à Câmara defender o parecer paralelo.

Transição

O texto elaborado pelo Planalto estabelece uma transição, com jornada de 42 horas semanais em 2027 e limite de 40 horas a partir de 2028.

O parecer também proíbe reduções salariais, impede acordos individuais que flexibilizem direitos, amplia o descanso semanal para dois dias consecutivos, com ao menos um domingo a cada três semanas. Também prevê a revisão de regras dos comerciários para adequar a categoria ao novo padrão.

A iniciativa surge como reação à má recepção do relatório de Gastão, que não extingue o 6×1. O relator propõe apenas uma redução gradual da carga semanal — 42 horas no primeiro ano, 41 no segundo e 40 no terceiro — e sugere desoneração da folha para empresas com alto peso de pessoal, como forma de suavizar impactos econômicos.

Para o governo, porém, o texto deixa de enfrentar o principal problema da escala e não responde à expectativa criada na própria subcomissão.