Derrubada de veto
Governador critica deputados que apoiam mercadinhos em presídios e cobra nomes
Política | 11 de Abril de 2025 as 07h 30min
Fonte: O documento

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), criticou a decisão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que derrubou o seu veto que proibia mercados em unidades prisionais. Agora autorizados, Mendes afirmou que deveria se descobrir os nomes dos 13 vereadores que votaram a favor da pauta.
“Faz parte. Tem 13 caboclos lá que defendem mercadinho para bandido. O número é uma coincidência, 13 deputados. Brincadeiras à parte, a Assembleia, nos grandes e importantes momentos, esteve junto ao Governo, até porque o Governo nunca encaminhou nada que não fosse bom para Mato Grosso”, disse.
O governador Mauro Mendes havia vetado anteriormente a proposta, alegando que tais estabelecimentos poderiam fortalecer facções criminosas dentro das unidades prisionais. Ele enfatizou que o Estado já fornece as necessidades básicas aos detentos e que a presença de mercadinhos seria desnecessária e potencialmente prejudicial à segurança.
Em resposta à posição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de nota, o Governo se comprometeu a recorrer à Justiça, em busca de impor o fim do benefício aos reeducandos: "O Governo irá judicializar a decisão por não concordar com as regalias nos presídios, pois os mercadinhos ofereciam produtos supérfluos como Nutella, chocolates, bombons, sorvetes, açaí, entre tantos outros".
A legislação federal permite a instalação de unidades comerciais em estabelecimentos prisionais apenas em situações nas quais o Estado não consegue suprir integralmente as necessidades básicas da população carcerária. O Governo de Mato Grosso alega que atende aos requisitos legais, garantindo o fornecimento dos itens essenciais aos detentos, e sustenta que, diante disso, haveria respaldo jurídico para descontinuar o funcionamento dos mercadinhos e suspender o fornecimento de itens considerados não essenciais.
Notícias dos Poderes
TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
28 de Abril de 2025 as 14h41STF mantém inconstitucional lei que pune invasores de terras em MT
A Corte não acatou as alegações da Assembleia Legislativa, de que o julgado que anulou a lei estaria com vícios
28 de Abril de 2025 as 13h32