Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 11 de Maio de 2025

Menu

LAVA JATO

Gilmar diz que ações de Moro tiveram apoio da “Mídia Opressiva”

Depoimento foi dado durante entrevista ao programa

Política | 11 de Fevereiro de 2021 as 07h 52min
Fonte: Pedro Pinto de Oliveira/PNBOnline

Fotos: Nelson Jr./Stf e José Cruz/Agência Brasil

Em entrevista ao programa Nada Pessoal da TV PNB, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repete o padrão de críticas genéricas contra a mídia, sem apontar casos singulares.

Mendes diz que o ex-juiz Sérgio Moro e os seus parceiros procuradores de Curitiba tiveram o apoio da “Mídia Opressiva” nas ações da Operação Lava Jato. A opressão midiática, segundo o ministro, foi uma cobertura jornalística intensa, tendenciosa, favorável às ações da Lava Jato. “Só os rapazes de Curitiba eram honestos”, criticou o ministro. 

Sobre as críticas da imprensa em relação ao grande número de habeas corpus que concedeu, Gilmar Mendes culpou também a imprensa. Disse que o STF concede habeas corpus para dezenas de requerentes pobres e de casos comezinhos, mas a “mídia” só divulga os casos dos acusados de crimes do colarinho branco, crimes de corrupção. Mas admitiu que o STF comunica mal, porque não divulga essas concessões dos tais casos de menor repercussão.

Para lembrar: Gilmar Mendes, informa o jornal Correio Braziliense, foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que mais concedeu habeas corpus em decisões monocráticas nos últimos dez anos, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo no acervo processual da Corte. Desde 2009, ele assinou individualmente, sem levar o caso a Plenário, 620 HCs, instrumentos jurídicos usados para garantir a liberdade de um indivíduo ou corrigir arbitrariedades. O segundo colocado, ministro Edson Fachin, deu 395 decisões deste tipo.