Projeto de lei
Fumar maconha em público poderá resultar em multa de R$ 1,5 mil em Cuiabá
Projeto de lei apresentado por vereador do PL prevê multa civil a quem for pego consumindo substância em locais públicos em Cuiabá
Política | 11 de Junho de 2025 as 07h 34min
Fonte: Isso é Notícia

O vereador Rafael Ranalli (PL) propôs um projeto de lei para que o município de Cuiabá aplique multa administrativa de um salário mínimo (R$ 1,5 mil) a quem for pego fumando maconha em locais públicos.
O parlamentar diz que o projeto de lei tem o objetivo de “preservar a ordem pública, garantir a convivência social harmoniosa e proteger a saúde coletiva, sobretudo em locais frequentados por grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência”.
“A proposta não busca criminalizar condutas, mas sim regulamentar o uso de drogas ilícitas em locais públicos, com enfoque preventivo e educativo. A sanção administrativa proposta — por meio da aplicação de multa — atua como instrumento dissuasório e de conscientização, sem interferir nas competências da legislação penal, respeitando os princípios constitucionais e a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho do projeto de lei.
Recentemente, o STF descriminalizou o porte de até 40 gramas de maconha para consumo próprio, mas não liberou o uso da droga em ambientes públicos.
Segundo o parlamentar, o próprio STF já reconheceu a competência dos municípios para regulamentar o uso de determinadas substâncias em locais públicos, como acontece com o cigarro, desde que não se confunda com a criação de tipos penais.
A proposta foi apresentada na sessão desta terça-feira (10) e deverá passar pela Comissão de Constituição e Justição (CCJ) e por uma comissão temática para ser levado a votação no plenário. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito ou promulgado pela Câmara, em caso de veto.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25