Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 10 de Outubro de 2025

Menu

Tributo

Feliz Natal Celebra Legado de Iosihua Matsubara com Renomeação de Importante Via Municipal

Política | 09 de Outubro de 2025 as 11h 39min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

Um importante corredor de escoamento agropecuário e de integração comunitária de Feliz Natal acaba de ganhar novo nome. O prefeito José Antonio Dubiella que idealizou e sancionou, nesta quinta-feira (9), a Lei Municipal nº 1.031/2025, que altera a Lei nº 963/2024 para denominar o conjunto de estradas FN 44, FN 105, FN 106 e FN 107 como “Iosihua Matsubara (Paulo Matsubara)”. A mudança presta tributo ao pioneiro responsável por incentivar a introdução de tecnologias sustentáveis no município.

 

“O senhor Iosihua, carinhosamente chamado de Paulo, ajudou a transformar Feliz Natal em referência na região Norte de Mato Grosso. Dar o nome dele a um trecho que literalmente liga a produção ao restante do estado é reconhecer uma história de trabalho e dedicação”, declarou o prefeito Dubiella, durante a assinatura do ato no gabinete do Executivo.

Segundo a nova lei, a denominação aplica-se exclusivamente ao traçado que se estende de 21 L 725.220,17 m E / 8.628.624,63 m S (Perimetral Sul, esquina com Perimetral Leste) até 21 L 745.053,01 m E / 8.606.509,89 m S, na ponte sobre o rio Ferro, divisa com Nova Ubiratã. O trecho, atende propriedades rurais e facilita o acesso de milhares famílias nas comunidades próximas.

 

Atualização de sinalização e cadastros  

O artigo 3º da Lei nº 1.031 determina que a Prefeitura atualize, toda a sinalização física do trecho e registre a nova nomenclatura nos bancos de dados oficiais — desde o Sistema Nacional de Informações de Trânsito (DENATRAN) até plataformas de georreferenciamento. “Estamos elaborando um cronograma que prevê instalação de placas refletivas e ajustes no Cadastro Nacional de Endereços”, informou o secretário de Obras.

 

Impacto logístico e turístico  

Além de facilitar a identificação para serviços de emergência, transporte escolar e coleta de grãos, a renomeação tem potencial de reforçar a marca turística de Feliz Natal, que recebe anualmente milhares de visitantes atraídos por roteiros de pesca esportiva. “Estradas bem identificadas melhoram a experiência de quem chega de fora e reduzem o tempo de deslocamento, segundo estudos da Confederação Nacional dos Transportes”, destaca o Prefeito Municipal.

 

Sobre Paulo Matsubara

Nascido em 24 de fevereiro de 1927, em Cabrália Paulista (SP), e descendente de imigrantes japoneses, Paulo Matsubara foi uma figura essencial na história de formação do município.

Filho de Yassutaro Matsubara, fundador da Empresa Colonizadora Rio Ferro Ltda., criada em 1952, ele desempenhou papel fundamental no processo de ocupação da Gleba Rio Ferro, área que mais tarde daria origem a Feliz Natal.

A colonização conduzida pela família Matsubara atraiu diversas famílias de imigrantes, principalmente do Paraná e de São Paulo, que vieram ao norte de Mato Grosso em busca de novas oportunidades.

Inicialmente voltada ao cultivo de seringueira, café e pimenta-do-reino, a região evoluiu para a produção de soja, milho e arroz, atividades que hoje sustentam a economia local.

Mesmo sem ocupar cargos políticos, Paulo Matsubara foi reconhecido por sua liderança, visão empreendedora e apoio constante aos colonos. Sempre à frente do seu tempo, incentivava o uso de técnicas agrícolas modernas e acreditava no potencial produtivo do cerrado.

Seu trabalho e dedicação ajudaram a transformar uma região isolada em uma das áreas agrícolas mais promissoras do estado.

Casado com Yuco Matsubara, Paulo foi pai de Paula Noriko, Claudia Yoshiko, Vinicius Yushiro e Nelson Yukio Matsubara.

Faleceu em 13 de setembro de 2004, aos 77 anos, em Cuiabá (MT), deixando um legado marcado por trabalho, fé e amor pela terra