Influência do bolsonarismo
Faiad admite saída de federais do MDB e diz que Janaina tem que resolver debandada
Política | 10 de Novembro de 2025 as 14h 22min
Fonte: Gazeta Digital

Na eminência de perder dois deputados federais e um estadual, líder do MDB em Cuiabá, advogado Francisco Faiad, afirmou que cabe à deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente da sigla no Estado, tentar evitar uma debandada do grupo. As baixas podem predicar o eu projeto ao Senado.
A declaração ocorre após os rumores de que o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) estaria de saída para o PSD, além do comunicado do deputado federal Emanuelzinho (MDB), de que não ficará na sigla por conta da decisão de legenda no Estado de caminhar para a direita.
“É um trabalho que a presidente do diretório regional com o diretório dela tem que tomar. É um trabalho que ela tem que fazer, de lutar por uma chapa forte para Federal e uma chapa forte para estadual. Está nas mãos da deputada Janaina Riva”, declarou nesta segunda-feira (10).
Faiad afirmou que Emanuelzinho já anunciou que não tem como ficar na legenda com a decisão da sigla em apoiar o bolsonarismo. “Ele já me confidenciou esse fato. Disse que realmente não está se sentindo à vontade com os caminhos que o MDB pretende tomar nas eleições do ano que vem. Ele é vice-líder do governo Lula no congresso e nós entendemos perfeitamente essa situação. Até porque o próprio pai dele já saiu do MDB, já se filiou no PSD e está trabalhando pela montagem do PSD em várias cidades da Baixada Cuiabana, e o caminho natural do Emanuelzinho é realmente ir para o PSD”, explicou.
Faiad também afirmou que, caso continue no comando da sigla em Cuiabá, não irá caminhar com a direita. “O MDB de Cuiabá, sob a minha presidência, não caminhará com a direita”. A saída de Emanuelzinho também fará com que o deputado federal Juarez Costa (MDB) deixe a legenda, já que não teria condições se reeleger, em uma chapa pouco competitiva.
A postura de Janaina Riva em caminhar com a direita tem sido adotada desde 2022, quando ele defendeu a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo ela, em Mato Grosso, seria difícil apoiar o presidente Lula (PT) por conta das pautas do agronegócio.
Notícias dos Poderes
Eduardo Bolsonaro ataca Mendes e aprofunda crise entre parlamentar e os políticos de direita
Apenas nesta semana, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
10 de Novembro de 2025 as 13h39TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40