Sinop
Entidades pedem duas secretarias na próxima gestão
Unesin entregou carta aberta aos candidatos a prefeito de Sinop
Política | 20 de Agosto de 2024 as 14h 23min
Fonte: Jamerson Miléski
Antes mesmo de serem eleitos, os candidatos à prefeito de Sinop já tem uma lista com 83 tópicos, indicando o que devem fazer e do que precisam correr atrás em suas gestões. O pacote de demandas para o futuro administrador municipal foi elaborado pela Unesin (União das Entidades de Sinop), que agrupa 29 representações da sociedade civil organizada atuantes no município.
Nesta segunda-feira (19), a Unesin entregou sua Carta Aberta para o prefeito e candidato à reeleição Roberto Dorner (PL) e seu candidato a vice, Paulinho Abreu (PL), bem como para a candidata a prefeita Mirtes Grotta (NOVO) e seu vice, Adenilson Rocha (PSDB). Com o documento, as entidades clamam para que o próximo gestor de Sinop, seja quem for que vença, honre com os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência – como define nossa Constituição Federal.
A Unesin explica que a carta foi elaborada tendo como base 7 pilares: Gestão Eficiente, Saúde Pública Transparente, Educação e Proteção Integral às Crianças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano, Segurança Pública e Diálogo com a Sociedade Civil. A partir desses 7 eixos desdobrasse 83 tópicos, alguns recomendatórios outros em tom de cobrança ao próximo chefe do executivo municipal.
A lista é ampla e de forma geral, compõe uma cartilha dos temas que um prefeito de Sinop deve observar. A carta antecipa a preocupação com obras que estão em andamento, como o Centro de Especialidades Médicas e o Hospital Municipal, descrevendo que tipos de serviços essas estruturas devem oferecer quando prontas. O documento também pede a permanência ou a retomada de programas já implantados na cidade. Há uma preocupação destacada da manutenção da ordem urbana, da atividade econômica e da aplicação de políticas públicas de amparo social, especialmente para os mais jovens.
Mas também há a demarcação do espaço político que a Unesin pretende ocupar. A carta pede para que as entidades indiquem os titulares a frente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – estruturas da municipalidade que a classe empresarial tem mais contato e dependência. Na atual gestão de Roberto Dorner, a Unesin indicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, seu ex-presidente Klayton Gonçalves.
A Unesin também pede a criação de outras duas secretarias, de Agricultura e de Turismo, justificando que os setores carecem de mais atenção. Reestabelecer a Secretaria de Cultura, que Sinop já teve e que agora poderia estar alinhada ao Ministério da Cultura, não foi algo ventilado no documento.
De intervenção direta nas estruturas de Governo, a união das entidades solicitou ainda a criação de um Gabinete de Gestão dedicado a fiscalizar, permanentemente, o comércio irregular. Em contraponto, pede a classificação como atividades de “baixo risco”, para escritórios de advocacia e contabilidade, afim de gerar a dispensa de atos públicos para o funcionamento.
O documento também cumpre um papel de antecipação ao citar a necessidade da revisão do contrato de concessão do transporte coletivo, que expira em 2025. Outro ponto alto é a cobrança para a implantação de um sistema de coleta seletivo de lixo, bem com a implantação da “Zeladoria” municipal, uma estrutura com a finalidade de dar manutenção às repartições públicas.
Surgida em 2014, durante a implantação do novo Código Tributário Municipal, a Unesin foi formalizada em 2019, sendo um comitê permanente de discussões dos assuntos relativos à cidade de Sinop a partir da representação de 29 entidades de classe da sociedade civil organizada.
Notícias dos Poderes
Botelho lidera com 31,2%; Abílio tem 23% e Lúdio 17%; Kennedy dobra intenções de voto e vai 8,4%
09 de Setembro de 2024 as 10h32Bolsonaro ataca aparição de Marçal no 7 de setembro da Paulista: ‘Lamentável’
09 de Setembro de 2024 as 09h43Lula demite Silvio Almeida após ministro ser acusado de assédio sexual
Ex-ministro dos Direitos Humanos foi denunciado por mulheres à ONG Me Too Brasil. Ele nega que tenha cometido assédio sexual.
06 de Setembro de 2024 as 18h41Boulos (23%), Marçal (22%) e Nunes (22%) se mantêm empatados, diz Datafolha
Nunes e Marçal cresceram na primeira pesquisa após a propaganda eleitoral, enquanto Boulos fica estagnado; Datena é ultrapassado por Tabata
05 de Setembro de 2024 as 15h28Debate entre candidatos a prefeito de Cuiabá é marcado por trocas de acusações e ataques pessoais
Botelho, Abílio e Lúdio Cabral protagonizaram embates e deixaram apresentação de propostas à margem no debate
03 de Setembro de 2024 as 19h13Eleição em SP: Marçal tem 21%; Nunes e Boulos, 20%, diz Real Time Big Data
Situação na capital paulista é de empate técnico triplo, segundo o levantamento divulgado nesta terça-feira (3)
03 de Setembro de 2024 as 12h12