Mineração
Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
Política | 28 de Abril de 2025 as 14h 41min
Fonte: RD news

deputado federal Emanuelzinho (MDB), vice-líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, conseguiu emplacar João Gustavo Ricci Volpatto como gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Mato Grosso. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União (DOE).
A indicação foi feita a Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro das Relações Institucionais e atual ministro da Saúde ainda em 2023 e reiterada em 2024. A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD).
João Gustavo Ricci Volpatto, que substitui Levi Sales Filho, integrou a equipe do ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), pai de Emanuelzinho. Na gestão, foi adjunto de Habitação, secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e adjunto de Gestão de Saúde.

A função da ANM é regular, outorgar e fiscalizar o setor mineral no Brasil, abrangendo atividades como pesquisa mineral, lavra de substâncias, garimpos, extração de materiais para construção civil, fósseis, água mineral e exploração de diamantes. Na prática, é responsável pela gestão e fiscalização das atividades de mineração no país, com objetivo de garantir a segurança, o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos minerais.
Notícias dos Poderes
TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30STF mantém inconstitucional lei que pune invasores de terras em MT
A Corte não acatou as alegações da Assembleia Legislativa, de que o julgado que anulou a lei estaria com vícios
28 de Abril de 2025 as 13h32