Representividade inédita
Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
Política | 11 de Julho de 2025 as 07h 50min
Fonte: Gazeta Digital

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) registra um marco histórico na representatividade feminina. Pela primeira vez, 3 deputadas exercem simultaneamente mandatos na Casa, sendo elas a titular, deputada Janaina Riva (MDB), Professora Graciele (PT) e Valdeniria Dutra (PSB). Gabriele está na cadeira do deputado estadual licenciado Lúdio Cabral (PT) e Valdeniria assumiu na quarta-feira (9) a vaga de Beto Dois a Um (PSB).
Para a deputada Janaina Riva (MDB), o parlamento vive um momento ímpar, com o aumento da presença feminina na legislatura e representatividade. “Elevamos a participação feminina de 4,17%, que é o índice quando estou sozinha no plenário, para 12,50%, um verdadeiro marco. Algumas pautas precisam ser analisadas pelos olhos de quem vive e sente na pele determinadas realidades. Questões como o direito de escolha sobre o tipo de parto, o combate ao feminicídio e a redução da violência doméstica teriam mais vez e voz em Mato Grosso com mais mulheres no parlamento. Espero pelo dia em que haja uma equiparação real, mas não deixo de comemorar o fato de agora sermos 3, mesmo que temporariamente”, destacou Janaina, que está em seu terceiro mandato na Casa.
A deputada em exercício Professora Graciele reforça o simbolismo desse momento e a necessidade da presença feminina. “Vivemos em um estado onde, apesar da força incontestável das mulheres, ainda enfrentamos alguns dos maiores índices de feminicídio e violência doméstica do país. Diante desse cenário, nossa presença nos espaços de formulação de políticas públicas é inegociável. Precisamos ocupar cada vez mais essas instâncias e levar o que realmente importa: a defesa das nossas vidas, a garantia da equidade e a construção de um estado verdadeiramente seguro para todas”, afirmou.
A deputada Valdeniria celebrou a conquista e ressaltou a importância da representatividade feminina na política estadual. Ela enfatizou o avanço das mulheres nos espaços políticos e a necessidade de ampliar ainda mais essa presença. “É uma honra dividir essa responsabilidade com duas grandes guerreiras que também exercem seus mandatos. Estou muito feliz por estar alcançando esse direito para nós mulheres no parlamento. Espero que cada vez mais tenhamos mais vereadoras, deputadas e senadoras, para que possamos conquistar nossos objetivos e fortalecer a voz feminina na política”, disse.
História
Além delas, outras suplentes também exerceram o mandato por meio do rodízio parlamentar: Sheila Klener (PSDB), Sandy de Paula (União), Priscila Dourado (PSB) e Marildes Ferreira (PSB). Com isso, 6 deputadas já passaram pelo mandato na 20ª Legislatura.
Oliva Enciso foi a primeira deputada estadual titular da ALMT (4ª Legislatura - 1959 a 1963). Em seguida, foram titulares Sarita Baracat (9ª Legislatura - 1979 a 1983) e Thais Barbosa (11ª Legislatura - 1987 a 1991). A história registra 11 deputadas titulares e 10 suplentes.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25