Pesquisa
Eleitores escolhem vereadores que devem continuar na Câmara de Sinop
Para 20% dos entrevistados, nenhum vereador da atual legislatura deve continuar no próximo mandato
Política | 29 de Novembro de 2023 as 06h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

A maioria dos eleitores de Sinop, 67,46%, ainda não sabe em quem vai votar para vereador na eleição do próximo ano. Mas grande parte tem uma opinião sobre quais dos atuais vereadores devem continuar na Câmara - e quais devem sair.
É o que mostra a pesquisa realizada pelo Instituto MKT, em parceria com o site GC Notícias, a rádio Jovem Pan e a REALTV/Record, canal 8.1. Uma das perguntas feitas aos eleitores foi: “Entre os atuais vereadores de Sinop, quem você gostaria que permanecesse na Câmara?”.
A resposta baliza a percepção que os eleitores tem dos membros do legislativo municipal. Para 20% dos entrevistados, Nenhum dos 15 vereadores deve continuar no próximo mandato. Na eleição passada, em 2020, apenas 4 vereadores alcançaram a reeleição.
Um dos vereadores reeleitos no último pleito foi Adenilson Rocha (PSDB). A pesquisa mostra que ele conserva a aprovação junto ao eleitorado. Para 12,68% dos entrevistados, Adenilson deve continuar na Câmara, liderando o ranking. O GC Notícias questionou o vereador sobre o resultado. “É com muita alegria que vejo o reconhecimento do nosso trabalho por parte da comunidade de Sinop. Desde que iniciei minha jornada na vida pública, meu compromisso foi sempre dar o melhor de mim em prol da nossa cidade”, declarou. Adenilson lembrou que o foco do seu trabalho tem sido por serviços públicos de qualidade, especialmente na área da saúde. “Agradeço a confiança depositada e reitero meu compromisso em continuar servindo a população de Sinop com dedicação e empenho”, completou.
Na sequência, 11,27% dos entrevistados declararam que “Não sabem responder”. O segundo vereador com melhor avaliação também é um reeleito. Ademir Bortolli (REP), que está no seu 4º mandato recebeu 8,87% dos votos para permanecer na Câmara.
Entre as novidades bem colocadas no ranking da aprovação estão Célio Garcia (DEM) e Celsinho do Sopão (PL), ambos vereadores de primeiro mandato, que acumularam 7% na pesquisa.
A única mulher da legislatura e também única vereadora do PT, Graciele Santos, teve 6,34%.
Na parte mais baixa do ranking está Juventino Silva (PSB), vereador de primeiro mandato que no passado foi diretor do extinto SAAES (Serviço de Água e Esgoto de Sinop), tendo conduzido a concessão do serviço para Águas de Sinop. Ele somou 0,28% dos votos para permanecer como vereador – ou seja, 2 pessoas votaram nele.
A pesquisa da MKT foi realizada entre os dias 9 e 20 de novembro. Foram entrevistados, pessoalmente, 710 eleitores de Sinop, em 23 diferentes macrorregiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3,6% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
O GC Notícias já divulgou a avaliação do Governo Estadual e Federal, medidas pela pesquisa. Amanhã, quinta-feira (30), será noticiado a avaliação da gestão municipal e intenção de voto para as eleições de 2024.

Perfil de quem respondeu
A amostra de eleitores entrevistados pelo Instituto MKT acompanha o perfil da população de Sinop identificada pelo Censo do IBGE.
Quanto à formação, 42,11% dos entrevistados tem ensino médio, 20,7% ensino fundamental e 17,46% ensino superior. O restante tem ensino superior incompleto, sem escolarização ou analfabeto.
Quanto à religião, 50% são católicos, 29,3% evangélicos, 17,46% acreditam em Deus, mas não possuem uma religião. Os menos de 3% restantes exercitam outras religiões ou são ateus.
Já com relação à renda, 41,8% ganham entre 1 e 3 salários mínimos por mês. 32,5% recebem de 3 a 5 salários mínimos e 15,2% de 5 a 10 salários mínimos. Os 6,5% recebem mais de 10 salários e 3% menos de 1 salário mínimo.
Notícias dos Poderes
TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40