Quinto consitucional
Duas mulheres são mais votadas no MPE; lista segue para análise do TJ de MT
Eunice e Lindinalva conquistaram 10 votos cada
Política | 23 de Outubro de 2023 as 18h 36min
Fonte: Folha Max

O Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) definiu a ordem dos quatro nomes que disputarão a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) reservada ao representante do órgão ministerial relativa ao Quinto Constitucional. As mais votadas na eleição interna realizada pela instituição foram a procuradora de Justiça, Eunice Helena Rodrigues de Barros, e a promotora de Justiça, Lindinalva Correia Rodrigues.
As duas receberam 10 votos, cada, em uma eleição interna que contou ainda com a participação dos promotores de Justiça Wesley Sanchez Lacerda, que teve 9 votos, e Marcos Regenold Fernandes, com 6 votos. A votação dos candidatos não tem nenhuma influência nos próximos passos da escolha.
Último membro indicado pelo MPE ao Tribunal de Justiça em 2011, o desembargador Marcos Machado foi o quinto mais votado entre os colegas do MPE. Em seguida, ele entrou na lista tríplice do Tribunal de Justiça e acabou sendo nomeado pelo governador.
Com a conclusão do período de votação, encaminhada a lista dos candidatos, por ordem de votação, ao Tribunal de Justiça. O TJMT, por sua vez, escolherá três nomes que serão encaminhados ao governador do Estado, a quem caberá escolher o mais novo representante do MP-MT no Poder Judiciário de Mato Grosso.
A ordem de votação, no entanto, não terá nenhuma influência na elaboração da lista tríplice, pela Corte. O MP-MT terá direito a uma cadeira de desembargador entre as nove vagas abertas pelo TJMT, no chamado Quinto Constitucional. Podiam concorrer, os membros que tivessem mais de 35 anos de idade e, pelo menos, 10 anos de carreira no órgão ministerial.
O preenchimento das três novas vagas faz parte de um plano de reestruturação para reduzir a lentidão na análise de processos no TJMT e está prevista em uma lei que já foi aprovada e sancionada, que criou mais nove cadeiras para desembargador, na Corte. Para isso, o Tribunal de Justiça já passou por reformas, para receber os novos magistrados em seus gabinetes, ampliando sua capacidade.
Notícias dos Poderes
TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40