Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Segunda Feira 12 de Maio de 2025

Menu

Eleições 2020

Dorner vai pagar 20 salários por injúria contra Juarez

No lugar da pena, advogados do candidato aceitaram a mitigação do dano com dinheiro

Política | 13 de Novembro de 2020 as 14h 24min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), irá pagar 20 salários mínimos devido à injúria que cometeu contra seu adversário, o também candidato, Juarez Costa (MDB). A resolução do processo foi proferida pelo juiz eleitoral Mário Machado ontem, quinta-feira (12). Ainda na quarta-feira, os advogados de Dorner concordaram com a transação penal oferecida pelo Ministério Público. Nesse caso, ao invés de responder o processo por injúria e, no final receber a pena, acusado e acusador selam um acordo para mitigar o dano.

O acordo foi o pagamento de 20 salários mínimos – R$ 20,9 mil. O dinheiro deverá ser depositado em uma conta do Lar dos Vicentinos, uma entidade filantrópica de Sinop que apoia idosos.

A punição imputada à Dorner deriva de exageros em seu programa eleitoral, publicado nas redes sociais no dia 16 de outubro. O Ministério Público apresentou os indícios da prática de infração penal eleitoral, prevista no artigo 326 do Código Eleitoral – quando um candidato utiliza da campanha eleitoral para injuriar outra pessoa. A pena, nesse caso, pode chegar a 6 meses de prisão.

Como o crime tem um menor potencial ofensivo, o promotor Luiz Mendes de Maio, em seu relatório sugeriu a transação penal, aplicando a punição financeira.

A injúria teria ocorrido em vídeos postados no Facebook e Instagran, nos quais Dorner classificava Juarez como mentiroso. Juarez obteve na justiça o direito de resposta, que foi divulgado nas mídias sociais de Dorner.