Eleições 2022
Disputa para o governo de SC tem empate técnico entre três candidatos
Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Gean Loureiro (União Brasil) dividem preferência do eleitorado catarinense
Política | 24 de Maio de 2022 as 11h 05min
Fonte: Augusto Fernandes - R7

Pesquisa de intenções de voto para o governo de Santa Catarina divulgada nesta terça-feira (24) pelo Real Time Big Data mostra que três candidatos estão tecnicamente empatados no primeiro lugar.
Segundo o levantamento, na pesquisa estimulada, em que é apresentada a lista de candidatos aos eleitores, o atual governador, Carlos Moisés (Republicanos), lidera a disputa, com 18% das intenções. Ele é seguido pelo senador Jorginho Mello (PL), que tem 14%, e pelo ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), que tem 12%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, dividem o quarto lugar o senador Espiridião Amin (PP) e o ex-deputado federal Décio Lima (PT), com 9% cada. Completam a lista o senador Dário Berger (PSB) e o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB), ambos com 4%; o ex-deputado estadual Gelson Merísio (Solidariedade), com 3%; Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros), com 2% cada um.
Na pesquisa espontânea, sem que os eleitores sejam informados sobre os candidatos, há empate técnico entre Carlos Moisés (8%), Jorginho Mello (6%), Décio Lima (3%) e Gean Loureiro (2%). Nesse levantamento, Espiridião Amin tem 1% dos votos.
Corrida para o Senado
O Real Time Big Data ainda fez uma projeção da corrida eleitoral para o Senado. Dois cenários foram apresentados aos entrevistados: o primeiro sem o nome de Jorge Boeira e o segundo, sem Fernando Coruja. Ambos são pré-candidatos do PDT.
No primeiro, lidera a preferência do eleitorado Raimundo Colombo (PSD), com 14%. Depois, aparecem Kenedy Nunes (PTB), com 8%; Fernando Coruja, com 6%; e Dário Berger (PSB) e Jorge Seif Júnior (PL), com 5% cada um.
No segundo cenário, Raimundo Colombo também está à frente, com 15%, e Kenedy Nunes, em segundo, com 8%. Completam a lista Dário Berger, com 6%; Jorge Seif Júnior, com 5%; e Jorge Boeira, com 1%.
O Real Time Big Data fez o levantamento entre os dias 21 e 23 de maio e ouviu 1.500 eleitores catarinenses por telefone. A pesquisa foi encomendada pela Record TV e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo SC-04302/2022. O índice de confiança é de 95%.
Notícias dos Poderes
Câmara vota urgência de projeto que cria mais uma vaga de deputado federal para MT
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara
06 de Maio de 2025 as 07h30Emanuelzinho assume Comissão de Orçamento e pode relatar Saúde ou Educação
Comissão que define R$ 5,7 trilhões tem Emanuelzinho como titular e possível relator de áreas essenciais
05 de Maio de 2025 as 17h00Mendes diz que Janaina está na oposição e, por isso, 'é natural pagar emendas por último'
05 de Maio de 2025 as 11h03Novamente empresário de Cuiabá aparece em negociações suspeitas de desvios
Investigado pelo Ministério Público Federal em compras de vacinas contra a covid 19, agora aparece com procurador do INSS e Policial Federal denunciados na operação sem desconto
02 de Maio de 2025 as 17h04Janaina responde Fábio Garcia e mantém críticas ácidas
Deputada do MDB lamenta que secretário tenha envolvido esposa e filhas e lembra que achava que tinha um amigo
01 de Maio de 2025 as 20h25TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22