CPI da copa
Deputados ouvem autor de estudo que apontava VLT ao custo de R$ 700 mil
Política | 25 de Abril de 2016 as 16h 55min
Fonte: Laura Nabuco

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa do Mundo de 2014 realiza nesta semana as oitivas de cinco testemunhas. Entre os que prestarão depoimento está o empresário Massimo Giavina Bianchi, presidente da TTrans, empresa que participou da audiência pública convocada pelo ex-deputado estadual José Riva (sem partido) para discutir a troca do BRT pelo VLT.
Realizada em setembro de 2011, a citada audiência pública vem sendo apontada por testemunhas já ouvidas pela CPI como o momento em que se iniciou a proliferação dos discursos que defendiam o VLT como novo modal de transporte coletivo a ser instalado em Cuiabá e Várzea Grande.
Teria sido a TTrans a empresa responsável por, na época, apresentar estudos que apontariam as obras do VLT com um custo de aproximadamente R$ 700 milhões. O argumento, segundo testemunhas, teria sido o principal para convencer os parlamentares presentes de que, com pouco recurso a mais, seria possível implantar um sistema muito mais avançado do que o BRT.
Massimo Bianchi presta depoimento nesta terça-feira (26), quando também serão ouvidos os engenheiros Gamaliel Cruz Soares e Jamir Silva Sampaio. Ambos trabalharam na extinta Secretaria Extraordinária das Obras da Copa (Secopa), sendo que Gamaliel já prestou um depoimento à CPI.
Convocado pela primeira vez em fevereiro, Gamaliel afirmou aos deputados que apenas assinou o anteprojeto do VLT, sem que tivesse atuado, de fato, em sua elaboração. Além dele, outras pessoas que faziam parte da comissão criada com o propósito de criar o projeto do modal fizeram afirmações semelhantes.
Já na quarta-feira (27) serão ouvidos os engenheiros Arnaldo Manuel Antunes e Fernando Orsini Nunes de Lima. Este último já deveria ter prestado depoimento na última reunião aberta da CPI, realizada no dia 14, mas alegou que não fazia mais parte do quadro de funcionários do Consórcio, indicando o primeiro como uma melhor testemunha. A deliberação dos membros da CPI, no entanto, foi por convocar ambos.
As reuniões da CPI das Obras da Copa ocorrem no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa. Na terça-feira, os depoimentos terão início às 9h. Na quarta, as oitivas serão realizadas a partir das 14h.
Notícias dos Poderes
Como resultado do julgamento de Bolsonaro pode afetar eleições de 2026
Primeira Turma do STF retoma análise da Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente é acusado por cinco crimes, entre eles, golpe de Estado
10 de Setembro de 2025 as 07h30Daniel Vilela (MDB), vice de Caiado, lidera em todos os cenários para Goiás, diz pesquisa
09 de Setembro de 2025 as 16h39Moraes vota pela condenação de Bolsonaro e aliados
09 de Setembro de 2025 as 14h37Wellington Fagundes lidera disputa ao Governo de MT em todos os cenários, diz pesquisa
Levantamento do Real Time Big Data mostra que senador tem 37% das intenções de voto em um dos cenários analisados
08 de Setembro de 2025 as 19h17Mendes lidera corrida ao Senado com 49%; Janaina tem 37%; veja
O levantamento realizado pelo instituto Real Time Big Data foi encomendado pela RecordTV
08 de Setembro de 2025 as 14h39Otaviano Pivetta lidera pesquisa para governo de MT
Amostragem mostra cenário de disputa com Wellington Fagundes, Jayme e Janaína Riva
05 de Setembro de 2025 as 15h09'Pix Pensão' é aprovado e devedor poderá ter valores debitados automaticamente
Projeto permite débito direto da conta do responsável e autoriza penhora de bens para garantir pagamento de pensão alimentícia
04 de Setembro de 2025 as 08h57