Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Janeiro de 2025

Menu

Conquista

Deputado anuncia emancipação da Universidade Federal de Sinop

Ministério da Educação inicia estudos para implantação da UFN: Universidade Federal do Norte

Política | 12 de Dezembro de 2024 as 13h 52min
Fonte: Jamerson Miléski

Em breve a UFMT Sinop passará a ser a UFN (Universidade Federal do Norte do Mato Grosso). A confirmação da emancipação do campus local em uma universidade autônoma e independente foi transmitida pelo Ministério da Educação para o deputado federal e ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB). Durante uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e sua equipe técnica, realizada na tarde desta quarta-feira (11), Juarez tratou do assunto, recebendo uma resposta afirmativa do ministério. “Foi um trabalho de convencimento. Mostrei para o ministro da história de Sinop, do crescimento da cidade, do tamanho que a UFMT tem e da sua importância para todo o Norte de Mato Grosso. Conversamos com toda a equipe técnica. Embora não esteja nos planos do Ministério da Educação emancipar universidades no momento, uma exceção foi aberta para Sinop”, afirmou Juarez.

Com o aval do ministro, a equipe técnica do MEC iniciará os estudos para o processo de emancipação da UFMT e criação da UFN. Segundo Juarez, uma visita do ministro está sendo programada para fevereiro ou março, quando o projeto já estará na fase de implantação. “Eu pedi para o ministro se já poderia anunciar a implantação da Universidade Federal do Norte. Ele não apenas disse que podia, mas que deveria dar a notícia. Está certo, consolidado. É um sonho que se concretiza”, declarou Juarez.

O processo de emancipação da UFMT Sinop vem sendo vindicado há 4 anos. Com aproximadamente 3,5 mil alunos, o campus concentra 20% dos acadêmicos da UFMT, embora em termos de orçamento disponha algo na casa dos 11%. Com a emancipação, a universidade local passa a ter um orçamento próprio, descentralizado da UFMT.

A história da UFMT Sinop começa no ano de 1993, com a implantação de uma extensão chamada de IUNMAT (Instituto Universitário do Norte Matogrossense). Somente em 2006, quando Fernando Haddad era ministro da Educação, foi implantado oficialmente o campus da UFMT em Sinop. No ano de 2012, quando Juarez Costa era prefeito de Sinop, a UFMT local recebeu o curso de Medicina, um dos marcos da instituição. “Para mim é uma realização ver a evolução do campus da UFMT Sinop e sua consolidação como uma universidade independente. Como político, acredito que esse será um dos maiores legados: ter participado e contribuído com o processo de criação de uma universidade federal em Sinop”, comentou Juarez.

Atualmente a UFMT conta com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia florestal, Enfermagem, Licenciatura em Ciências da Natureza, Medicina, Farmácia, Engenharia Agrícola e Ambiental. A instituição conta com 250 professores. Cerca de 70% dos acadêmicos do campus são de fora de Sinop.