Conquista
Deputado anuncia emancipação da Universidade Federal de Sinop
Ministério da Educação inicia estudos para implantação da UFN: Universidade Federal do Norte
Política | 12 de Dezembro de 2024 as 13h 52min
Fonte: Jamerson Miléski

Em breve a UFMT Sinop passará a ser a UFN (Universidade Federal do Norte do Mato Grosso). A confirmação da emancipação do campus local em uma universidade autônoma e independente foi transmitida pelo Ministério da Educação para o deputado federal e ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB). Durante uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e sua equipe técnica, realizada na tarde desta quarta-feira (11), Juarez tratou do assunto, recebendo uma resposta afirmativa do ministério. “Foi um trabalho de convencimento. Mostrei para o ministro da história de Sinop, do crescimento da cidade, do tamanho que a UFMT tem e da sua importância para todo o Norte de Mato Grosso. Conversamos com toda a equipe técnica. Embora não esteja nos planos do Ministério da Educação emancipar universidades no momento, uma exceção foi aberta para Sinop”, afirmou Juarez.
Com o aval do ministro, a equipe técnica do MEC iniciará os estudos para o processo de emancipação da UFMT e criação da UFN. Segundo Juarez, uma visita do ministro está sendo programada para fevereiro ou março, quando o projeto já estará na fase de implantação. “Eu pedi para o ministro se já poderia anunciar a implantação da Universidade Federal do Norte. Ele não apenas disse que podia, mas que deveria dar a notícia. Está certo, consolidado. É um sonho que se concretiza”, declarou Juarez.
O processo de emancipação da UFMT Sinop vem sendo vindicado há 4 anos. Com aproximadamente 3,5 mil alunos, o campus concentra 20% dos acadêmicos da UFMT, embora em termos de orçamento disponha algo na casa dos 11%. Com a emancipação, a universidade local passa a ter um orçamento próprio, descentralizado da UFMT.
A história da UFMT Sinop começa no ano de 1993, com a implantação de uma extensão chamada de IUNMAT (Instituto Universitário do Norte Matogrossense). Somente em 2006, quando Fernando Haddad era ministro da Educação, foi implantado oficialmente o campus da UFMT em Sinop. No ano de 2012, quando Juarez Costa era prefeito de Sinop, a UFMT local recebeu o curso de Medicina, um dos marcos da instituição. “Para mim é uma realização ver a evolução do campus da UFMT Sinop e sua consolidação como uma universidade independente. Como político, acredito que esse será um dos maiores legados: ter participado e contribuído com o processo de criação de uma universidade federal em Sinop”, comentou Juarez.
Atualmente a UFMT conta com os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia florestal, Enfermagem, Licenciatura em Ciências da Natureza, Medicina, Farmácia, Engenharia Agrícola e Ambiental. A instituição conta com 250 professores. Cerca de 70% dos acadêmicos do campus são de fora de Sinop.
Notícias dos Poderes
CNJ arquiva ação contra seis desembargadores de MT em disputa por terra de R$ 350 milhões
Ministro Mauro Campbell Marques extingue procedimento movido por produtores rurais ao constatar que os mesmos fatos já são apurados em outro processo em trâmite no Conselho Nacional de Justiça
10 de Agosto de 2026 as 12h44Dez nomes disputam duas vagas de Mato Grosso no Senado
10 de Agosto de 2026 as 09h45TJ-MT aprova 23 advogadas, indefere 5 e registra uma renúncia
O edital é exclusivo para mulheres advogadas; a vaga é do jurista Welder Queiroz dos Santos
10 de Agosto de 2026 as 09h14PL 'escanteia' Maluf e lança Alencar Farina como vice de Fagundes
07 de Agosto de 2026 as 14h14MDB extingue chapa federal e deixa Rosana sem legenda
Pronta para colocar a campanha na rua, ex-prefeita não disputará a eleição desse ano
06 de Agosto de 2026 as 15h56Sem nomes de peso, MDB desiste de federal e foca na AL; lista
Partido terá delegada, ex-prefeito, a vice-prefeita de Cuiabá e vereador disputando vaga na AL
06 de Agosto de 2026 as 14h39