Autor de chacina
Defesa contesta 225 anos de prisão e MP quer que pena do 'Monstro de Sorriso' seja mantida
Política | 01 de Dezembro de 2025 as 20h 47min
Fonte: Gazeta Digital

O Ministério Público (MPMT) pediu a manutenção da pena aplicada a Gilberto Rodrigues dos Anjos, condenado em agosto a 225 anos de prisão pelos estupros e assassinatos de Cleci Calvi Cardoso, e suas filhas Miliane, 19, Manuela, 13, e Melissa, 10, em novembro de 2023, na cidade de Sorriso. O MP avalia que a pena aplicada não merece “reparos”, como demandou a defesa do condenado, considerando a dosimetria suficiente para o grau de reprovação dos crimes.
O GD apurou que em contrarrazões de apelação criminal, o MP argumentou que a pena definitiva fixada foi necessária para atender ao grau de reprovação da conduta e também suficiente para “prevenir crimes desta estirpe”.
O promotor do caso, Luiz Fernando Rossi Pipino, sustentou que deve vigorar a máxima jurídica de que a punição ocorre porque pecou e para que não peque novamente, dando uma resposta de caráter aflitivo ao culpado pela infração, para punir e prevenir a prática do delito, reeducando pela intimidação coletiva.
Diante disso, concluiu que a pena aplicada pelo juiz não merece ser revista, devendo ser mantida em todos os seus termos, pois é proporcional ao crime cometido.
As contrarrazões do MP se opõem a apelação apresentada anteriormente pela Defensoria Pública (DPMT), que patrocina a defesa do réu condenado. Conforme noticiou o GD, a defesa apontou falhas na determinação da pena, citando que o juízo não especificou as frações utilizadas no cálculo da 1ª fase da dosimetria, o que geraria nulidade do julgado. Desse modo, entende que há necessidade de reforma da decisão.
Referente às atenuantes, é mencionado que o réu confessou a prática das condutas em depoimento na fase de inquérito policial e que a confissão extrajudicial teria convencido os julgadores em todas as fases processuais, um elemento importante para sua condenação.
Foi requerida a reforma da sentença considerando a pena-base 4 crimes de homicídios e dos 3 crimes de estupros, e exposição clara dos critérios empregados. Cabe agora ao julgamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Notícias dos Poderes
Maior condenação por fraude em cota racial: médica terá de pagar R$ 720 mil à Unirio
03 de Dezembro de 2025 as 14h00MP recorre ao STJ contra decisão que anulou condenação de advogado acusado de tentar matar a namorada em Cuiabá
MP tenta reverter decisão do TJMT que desclassificou o crime de tentativa de feminicídio para lesão corporal
03 de Dezembro de 2025 as 10h00Segundo presídio em MT é interditado em menos de um mês por superlotação e condições insalubres
O presídio de Juína opera com superlotação de 184%. A unidade conta atualmente com 302 presos tendo capacidade para apenas 164
03 de Dezembro de 2025 as 09h53Homem que tentou matar ex-mulher com facada no pescoço é condenado a 14 anos de prisão
03 de Dezembro de 2025 as 08h45Mãe esfaqueia filho de 3 anos por 16 vezes e diz que agiu por ''vingança'' após briga famíliar
Mulher de 26 anos também asfixiou a criança, alegando ter tido desentendimento com a cunhada antes de cometer o crime
02 de Dezembro de 2025 as 19h02Mãe joga filha de 7 anos do 10º andar e se mata em seguida em BH
Adolescente que presenciou o ato acionou a polícia; autoridades investigam o que levou à tragédia.
02 de Dezembro de 2025 as 18h50MPE sinaliza acordo e TJ suspende ação contra juiz aposentado
Wendell Karielli Guedes Simplício é réu pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa
02 de Dezembro de 2025 as 16h54Polícia faz apreensão em loja de suplementos; delegado cita contrabando
Enfermeiro e dono de loja vendiam medicamentos em Rosário Oeste e foram presos em flagrante nesta terça
02 de Dezembro de 2025 as 17h51