Portarias publicadas
‘Dama de ferro’ e ex-primeira dama saem da prefeitura
Secretárias de confiança do prefeito Roberto Dorner são exoneradas
Política | 02 de Abril de 2026 as 16h 59min
Fonte: Jamerson Miléski

O primeiro escalão da prefeitura de Sinop acaba de perder suas duas damas. Foi publicado nesta quinta-feira (2), as portarias com as exonerações de Faira Strapazzon, secretária de Governo, e Scheila Pedroso, ex-primeira dama lotada na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação. A mudança atinge eixos da gestão Roberto Dorner.
A exoneração de Scheila tem explicação eleitoral. Ela pretende disputar o pleito para deputada estadual e pela regra, precisava se desincompatibilizar até o dia 4 de maio. Scheila foi esposa de Dorner desde a eleição de 2020 até março do ano passado. No primeiro mandato, conduziu a secretaria de Assistência Social. Após a reeleição, assumiu a secretaria de Habitação, criada para ela poder centralizar essa política pública fora do eixo assistencial.
A saída de Faira é menos óbvia. Secretária de Governo desde o primeiro dia da Gestão Dorner, Faira era chamada nos bastidores de “Dama de Ferro”, em razão da sua atuação profissional, blindando o prefeito e, por vezes, agindo no lugar do chefe do Executivo municipal. Antes de atuar na gestão pública, era funcionária de confiança da emissora de televisão que pertence a Dorner.
A exoneração da “Dama de Ferro”, vem uma semana após a publicação dos Decretos 049/2026 e 050/2026, que redefiniram competências dentro da Gestão Municipal, enfraquecendo o campo de atuação da Secretaria de Governo e inflando o Gabinete do Prefeito, gerido por Adilson Kovalski, o “Secreta”. O GC Notícias já tratou do assunto (clique aqui).
Faira não respondeu se as mudanças na Secretaria de Governo aconteceram porque ela estava com a saída planejada ou se saiu justamente porque sua pasta foi esvaziada. Há uma informação não confirmada de que ela estaria assumindo a direção do PRD. Tal posto, no entanto, não exigiria sua saída da gestão municipal.
Quem assume a secretaria de Governo agora é Klayton Gonçalvez, que até então estava na secretaria de Meio Ambiente. No primeiro mandato ele foi o secretário indicado pela Unesin (União das Entidades de Sinop), lotado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Klayton já foi exonerado e nomeado para o antigo cargo de Faira.
No lugar de Scheila, volta Luiz Magnani. Diretor do Prodeurbes antes da implantação da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Magnani ocupou o posto no início da pasta, estava como diretor executivo e agora é o titular. Também já foi nomeado.
Para a cadeira que Klayton deixou vaga, Dorner nomeou Rubia Naves de Paula Mendonça, que responderá interinamente pela Secretaria de Meio Ambiente.
Notícias dos Poderes
Projeto prevê botão do pânico em banheiros femininos em MT
10 de Abril de 2026 as 13h33TJ autoriza inquérito contra Cattani por suposto peculato-desvio
Deputado teria utilizado assessora para desempenhar atividades de interesse particular durante feira
10 de Abril de 2026 as 11h28CNJ tem maioria para norma que pode criar novos penduricalhos
Resolução junto com CNMP para limitar pagamentos acabou prevendo novos benefícios
10 de Abril de 2026 as 10h35Lula sanciona leis para fortalecer combate à violência contra mulheres
Presidente destacou que legislação precisa estar atenta e atualizada
10 de Abril de 2026 as 09h31Flávio Dino propõe plebiscito para disputa territorial entre Mato Grosso e Pará
Proposta foi feita durante reunião com parlamentares da bancada federal, deputados estaduais e prefeitos da região
09 de Abril de 2026 as 15h59Sorriso deve aumentar quatro vagas de vereadores sob custo anual de R$ 1,1 milhão
Proposta assinada por nove parlamentares visa atualizar a representatividade política para a legislatura 2029-2032.
09 de Abril de 2026 as 14h23Pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro participa de evento do agro em Sinop
09 de Abril de 2026 as 10h17‘Não decidi se serei candidato ainda’, diz Lula sobre eleições de 2026
Presidente afirmou que terá que apresentar um novo programa para o Brasil para ser oficializado como postulante
09 de Abril de 2026 as 07h41