Em 2025
Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
Política | 15 de Julho de 2025 as 15h 40min
Fonte: Assessoria - CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) já atuou em quase 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em todo o Estado, somente entre os meses de janeiro e junho de 2025. Esse tipo de ocorrência representa, atualmente, o maior volume de acionamentos da corporação, superando outras frentes de atuação e evidenciando a crescente demanda por esse serviço essencial à população.
Os dados constam em um levantamento realizado pela Diretoria Operacional do CBMMT. No total, foram registradas 19.966 ocorrências nos municípios onde os bombeiros militares prestam esse tipo de socorro. O atendimento pré-hospitalar consiste na prestação de socorro imediato e especializado às vítimas, ainda no local da ocorrência, antes mesmo da chegada a uma unidade de saúde.
Os chamados são registrados diariamente e atendidos pelas equipes operacionais dos quartéis, que atuam em regime de plantão permanente, 24 horas por dia. As situações mais frequentes envolveram acidentes de trânsito, traumas diversos, paradas cardiorrespiratórias e casos clínicos de mal súbito.
Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o serviço de atendimento pré-hospitalar é realizado de diferentes formas em Mato Grosso e, em todos os casos, a corporação tem papel relevante na prestação do serviço.
Atendimento no interior
Bombeiros militares e profissionais de saúde capacitados atuam exclusivamente em 13 municípios e suas regiões de abrangência. Há ainda o modelo integrado entre Corpo de Bombeiros Militar e Município, como ocorre na região Médio Norte do Estado.
Em 2022, uma iniciativa conjunta entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura de Sinop resultou na implantação da Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel. Reconhecido pela comunidade de saúde pela excelência na gestão, o projeto foi premiado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT).
Essa central passou a coordenar a regulação médica de uma ampla região, incluindo os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e, mais recentemente, Nova Mutum. Segundo destacou o coronel, “este modelo integrado proporcionou uma expressiva melhoria na qualidade do atendimento prestado à população da região”.
Atendimento bombeiros e Samu
Há também, em 11 cidades, o modelo em que o Corpo de Bombeiros Militar atua em parcerias com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Entre elas, estão os municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara, Campo Verde e Confresa, por exemplo.
Nessas localidades, o Samu está instalado dentro de uma Unidade Bombeiro Militar, favorecendo a integração entre as equipes e otimizando o tempo de resposta às ocorrências. Um exemplo consolidado dessa cooperação é a Central de Regulação de Urgência do Samu em Rondonópolis, que funciona de forma integrada à estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em uma parceria que já dura mais de 15 anos, conforme explica o coronel Glêdson.
Diante dos resultados positivos observados nesse município, o modelo de cooperação semelhante foi implementado da região da Baixada Cuiabana, por meio do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Essa cooperação viabilizou a instalação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Ciosp. Dessa forma, a corporação e o Samu passaram a atuar de maneira integrada e coordenada preservando a operacionalidade do número 192 e otimizando a regulação das ocorrências nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.
“Os números de ocorrências no Estado demonstram o quanto esse tipo de atendimento tem se tornado uma das missões mais exigidas da corporação. E não será diferente na baixada cuiabana. Nosso compromisso é garantir que a população seja socorrida com rapidez, eficiência e qualidade. Por isso investimos continuamente para a ampliação e melhoria desse serviço e da nossa capacidade de resposta”, afirmou o comandante-geral.
Notícias dos Poderes
Prefeito apresenta Klayton Gonçalves no Meio Ambiente e fala em modernização da pasta
16 de Julho de 2025 as 10h26Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20