Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 28 de Setembro de 2025

Menu

Antecipar consultoria

Consultores destacam ética, pesquisa e preparo como pilares da comunicação política

Antero Paes de Barros e Pedro Pinto de Oliveira estiveram no Compol Cuiabá, na última terça-feira (23.09).

Política | 27 de Setembro de 2025 as 18h 28min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

Nesta semana, a edição regional do Compol em Cuiabá reuniu especialistas em comunicação política e institucional para debater os desafios e estratégias do setor. Entre os palestrantes, os diretores da Antecipar Consultoria, Pedro Pinto de Oliveira e Antero Paes de Barros, trouxeram reflexões sobre campanhas eleitorais, comunicação pública e a preparação de lideranças.

Criado em 2023, o Compol se consolidou como um dos principais encontros nacionais sobre comunicação institucional, pública e política. Em 2025, passou a realizar edições regionais, voltadas às especificidades de cada estado.

Logo no início da apresentação, Antero lembrou a frase popularizada por Paulo Maluf nos anos 1980: “Feio na política é perder”. O jornalista se contrapõe a essa visão. “Feio na política, na verdade, é perder sem ética, sem construir capital político e sem aprender com os erros”, afirmou. Ele e Pedro lembraram trajetórias de líderes como François Mitterrand, Lula, Dante de Oliveira e Mauro Mendes, que perderam disputas eleitorais antes de se consolidarem vitoriosos.

Para os consultores, uma derrota pode ser transformada em ativo político quando construída de forma correta. “Quem disputa uma eleição e perde com ética acumula capital para vencer a próxima”, disse Pedro Pinto de Oliveira.

Outro ponto enfatizado na palestra foi o papel das pesquisas qualitativas, fundamentais para captar percepções, sentimentos e contextos que não aparecem nos levantamentos quantitativos.

“É o contexto que dá o maior diferencial numa campanha política. Saber onde estamos, para onde vamos e como cada segmento enxerga o candidato é determinante”, destacou Pedro.

Antero citou sua experiência em campanhas majoritárias em Mato Grosso para reforçar a importância de ouvir o eleitor com profundidade. Segundo ele, uma peça decisiva de sua eleição ao Senado, por exemplo, nasceu da leitura cuidadosa de elementos que não apareciam de forma evidente nas pesquisas tradicionais.

Os diretores da Antecipar também ressaltaram a relevância do media training, não apenas para políticos, mas também para profissionais liberais, como médicos e advogados, além de instituições públicas e privadas.
“Por toda a inteligência artificial que possamos ter à disposição, nada substitui a inteligência natural e a capacidade de improviso diante de uma entrevista ou debate”, disse Pedro.

“Não adianta pensar que já sabe falar. Sempre é possível melhorar. O conteúdo é a representação, é o que dá significação ao discurso”, completou Antero sobre a preparação contínua da equipe ser indispensável.

Cases de sucesso

Durante a palestra, os consultores apresentaram cases de sucesso de sua atuação em campanhas eleitorais em Mato Grosso. A empresa esteve presente nas vitórias consecutivas de prefeito em Cuiabá em 2004, 2008, 2012 e 2016; em duas eleições de governador, em 2014 e 2018; além de conquistas em pleitos para senador, deputados estaduais e prefeitos no interior.

A Antecipar também atua com consultoria organizacional para instituições públicas, empresas privadas e profissionais liberais, oferecendo estratégias de comunicação e posicionamento.