Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 05 de Maio de 2025

Menu

Eleições 2022

Com larga vantagem, Mauro Mendes é reeleito governador de Mato Grosso

Austeridade fiscal, governo sólido e ampla aliança política garantiram uma reeleição tranquila

Política | 02 de Outubro de 2022 as 19h 48min
Fonte: Jamerson Mileski

Foto: Divulgação

Nenhuma surpresa na eleição para o Governo de Mato Grosso. Consolidando todas as previsões, Mauro Mendes (UB), foi reeleito para conduzir o Estado por mais 4 anos. O atual governador, eleito também no primeiro turno em 2018 com 58,69% dos votos, aumentou seu capital político neste pleito, conquistando a reeleição com o aval de 68,5% dos votos válidos.

Mendes contabilizou mais de 1,1 milhão de votos. Sua reeleição tranquila é atribuída à aprovação da sua gestão, a austeridade fiscal obtida nas contas do Estado e ao amplo palanque político que o governador foi capaz de costurar. Sua coligação contou com os partidos políticos que são as maiores forças de Mato Grosso: União Brasil, Republicanos, PL, MDB, Podemos, PSDB, Cidadania, PSB e PROS.

Na disputa pelo governo do Estado, o maior adversário de Mendes foi Márcia Pinheiro (PV), que costurou uma aliança com PT, PC do B, PP, PSD e Solidariedade. Ela fez 262 mil votos, 16,4% dos votos válidos. Pastor Marcos Ritela (PTB), com 14,3% e Moisés Franz  (PSOL), com 0,8% foram os demais candidatos derrotados.

Mendes conserva como seu vice no próximo mandato o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde e ex-deputado, Otaviano Pivetta (PDT).