Posse
Cinco novatos são empossados como Deputados Federais nesta quarta
Bancada ainda tem 3 reeleitos
Política | 01 de Fevereiro de 2023 as 12h 34min
Fonte: Kamila Arruda

Os deputados federais de Mato Grosso, eleitos no pleito do ano passado tomam posse na manhã desta quarta-feira (1º), durante cerimônia realizada no plenário da Câmara Federal, em Brasília. Dos oito parlamentares da bancada, cinco são novatos.
São eles: Abílio Junior (PL), Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL), Coronel Assis (União) e Fábio Garcia (União), que apesar de já ter exercido o mandato de deputado federal, é considerado “novato” este ano, pois estava fora da Câmara Federal na última legislatura.
Garcia exerceu pela primeira vez o mandato de deputado federal entre os anos de 2015 a 2019. Em 2018, ele preferiu não disputar a reeleição e compôs como primeiro suplente do senador Jayme Campos (União).
O seu companheiro de partido, por sua vez, nunca exerceu nenhum cargo mandatário. Até em abril do ano passado, Assis respondia pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso. Ele deixou o cargo, justamente para disputar a eleição rumo à Câmara Federal.
O Partido Liberal (PL) ficou com a maior bancada dentre os eleitos, elegendo quatro deputados federais, destes apenas um reeleito: José Medeiros (PL). Colado no ex-presidente Jair Bolsonaro, ele conseguiu garantir mais 4 anos de mandato com apoio massivo dos bolsonaristas raiz.
Já entre os novatos único que tem bagagem legislativa é Abílio Junior, que exerceu um mandato de vereador por Cuiabá, entre os anos de 2016 a 2020. Ele só não foi à reeleição porque encarou a eleição majoritária a prefeito do Cuiabá.
O novato chegou a levar o pleito para o segundo turno, mas acabou sendo derrotado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito.
Coronel Fernanda (PL), por sua vez, é ex-policial miliar e ganhou notoriedade na eleição suplementar ao Senado, realizada em Mato Grosso em 2020. Isso porque, era considerada a candidata do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Já Amália Barros (PL) ficou conhecida no Estado por sua trajetória de luta e defesa em prol das pessoas deficiência visual e monoculares. Ela disputou a eleição do ano passado por incentivo da ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro.
Além deles, ainda compõe a bancada de federais de Mato Grosso, os deputados reeleitos José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB) e Emanuelzinho Pinheiro (MDB).
Notícias dos Poderes
Novamente empresário de Cuiabá aparece em negociações suspeitas de desvios
Investigado pelo Ministério Público Federal em compras de vacinas contra a covid 19, agora aparece com procurador do INSS e Policial Federal denunciados na operação sem desconto
02 de Maio de 2025 as 17h04Janaina responde Fábio Garcia e mantém críticas ácidas
Deputada do MDB lamenta que secretário tenha envolvido esposa e filhas e lembra que achava que tinha um amigo
01 de Maio de 2025 as 20h25TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
28 de Abril de 2025 as 14h41