Pente fino
CGE investiga gestão de Luluca Ribeiro sobre recursos de emendas parlamentares na Seaf
Política | 24 de Julho de 2024 as 09h 01min
Fonte: Lucas Bólico e Max Aguiar – Redação Olhar Direto

A Controladoria-Geral do Estado abriu processo de investigação sobre possíveis irregularidades e problemas na Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) sob a gestão do agora ex-secretário Luluca Ribeiro. As suspeitas, de acordo com informações apuradas até o momento, recaem sobre a utilização de emendas parlamentares.
Luluca foi exonerado assim como toda a sua equipe de gestão da pasta nesta terça-feira (23). O desligamento foi oficializado pelo governo por meio de nota oficial que explicitava que a decisão foi tomada para fazer uma “correção na gestão”.
A reportagem do Olhar Direto contatou a CGE que confirmou abertura de investigação interna sobre a gestão Luluca. Como os trabalhos estão em andamento, a estrutura interna do governo não passa detalhes da situação.
“A CGE não se manifesta sobre processos em andamento", limitou-se a dizer, por meio de nota a controladoria. A reportagem entrou em contato com Luluca Ribeiro horas após a confirmação da exoneração e o ex-secretário afirmou que não tem conhecimento do procedimento interno. “Não estou sabendo de nada”, limitou-se a dizer.
A reportagem apurou que as suspeitas – preliminares - que estão ainda em fase de investigação são de supostas irregularidades no uso de recursos advindos de emendas parlamentares que foram destinadas à Seaf.
Além de Luluca, também foram exonerados o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo Cardoso, o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Talvany Neiverth, a chefe de gabinete Aline Emanuelle Rosendo e o assessor jurídico Ricardo Antônio de Lamonica Israfel Pereira.
A exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira.
A exoneração do agora ex-secretário e de toda a equipe, com a informação expressa por parte do governo de que a alteração se deu para corrigir a gestão, pegou aliados de Luluca de surpresa. O MDB, que havia o indicado, decidiu não procurar o governador Mauro Mendes (União) para apresentar outro nome.
Luluca assumiu o comando da Seaf em fevereiro desse ano. Antes dele, a pasta era comandada por Teté Bezerra, esposa do líder emedebista Carlos Bezerra, autor da indicação.
Notícias dos Poderes
Novamente empresário de Cuiabá aparece em negociações suspeitas de desvios
Investigado pelo Ministério Público Federal em compras de vacinas contra a covid 19, agora aparece com procurador do INSS e Policial Federal denunciados na operação sem desconto
02 de Maio de 2025 as 17h04Janaina responde Fábio Garcia e mantém críticas ácidas
Deputada do MDB lamenta que secretário tenha envolvido esposa e filhas e lembra que achava que tinha um amigo
01 de Maio de 2025 as 20h25TCE-MT aprova reeleição de Sérgio Ricardo e reforça busca pela excelência na correta aplicação dos recursos públicos
Consenso foi construído de forma articulada, tanto que a reeleição foi antecipada para a última sessão de junho.
29 de Abril de 2025 as 19h42Janaina critica aval do STF a confisco de terras; 'Golpe contra o produtor'
29 de Abril de 2025 as 18h05Serly vai ao TSE por ascensão automática; TRE decide por eleição e escolhe Machado
O fato é considerado histórico, já que em gestões anteriores, a ocupação do cargo sempre se deu por meio de eleição
29 de Abril de 2025 as 11h22Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE
A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes
29 de Abril de 2025 as 11h21União Brasil e PP formalização a federação união progressista e se torna a principal força política nacional
Composição vai exigir bom senso dos líderes por causa de disputas regionais. Em Mato Grosso tendência de caminhar juntos coloca água no chopp na disputa ao governo do estado
29 de Abril de 2025 as 09h30Emanuelzinho emplaca nomeação de diretor da ANM em Mato Grosso
A articulação de Emanuelzinho contou com apoio do ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro
28 de Abril de 2025 as 14h41