Eleição 2020
Candidatos não podem esquecer da pandemia durante a campanha
Partidos foram notificados pelo Ministério Público para a adotarem medidas de prevenção
Política | 24 de Setembro de 2020 as 15h 06min
Fonte: Redação com Assessoria

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificaram os partidos e candidatos para que observem, durante a campanha eleitoral e as eleições, as medidas higiênico-sanitárias necessárias à prevenção de contágio pelo Coronavírus. A recomendação foi assinada pelo procurador regional Eleitoral, Erich Raphael Masson, e pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira.
Durante a campanha, entre as medidas recomendadas estão a observação aos cuidados sanitários nos comitês ou locais de reuniões político-partidárias e que evitem a promoção de eventos que ocasionem a aglomeração de pessoas como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões e confraternizações. Caso façam uso desses meios de campanha, que observem as restrições previstas dos Decretos e Pareceres Técnicos emitidos pelo Chefe do Poder Executivo e Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, como distanciamento mínimo e uso de máscaras de proteção individual.
Também foi solicitada a não utilização e distribuição de materiais impressos como cartilhas, jornais e santinhos. Os candidatos deverão ainda evitar o contato físico com o eleitor.
Para o dia das eleições, a recomendação é que os candidatos evitem levar acompanhantes ao local de votação e também não mantenham contato físico com eleitores, mesários e fiscais. Além disso, deverão observar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual nos locais de votação e se atentar para a vedação de distribuição de qualquer material impresso, nos termos da Lei 9.504/1997 e Resolução do Tribunal Superior Eleitoral 23.610/2019.
Os procuradores alertam ainda para a necessidade de utilização de espaços amplos e abertos para contato com a imprensa e produção de entrevistas. Além da notificação, os partidos e candidatos também receberam arquivo complementar referente ao “Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais de 2020” elaborado pelo TSE.
Notícias dos Poderes
Vice-prefeito Paulinho Abreu representa Sinop no 1º Encontro Regional de Prefeitos e Primeiras-Damas do Turismo
12 de Maio de 2025 as 08h45Mauro responde insinuações de Janaina Riva e coloca mais fervura na desgastada relação política
Governador envolve a mãe de deputada em acusações de corrupção. Janaina diz que governador tem debilidades e traumas pessoais e muitos problemas de seu governo a serem explicados
11 de Maio de 2025 as 17h25Prefeito nomeia novo secretário de obras
Ex-vereador de Vera conduzirá a pasta que cuida da infraestrutura de Sinop
09 de Maio de 2025 as 14h18TSE anula eleições do TRE-MT e Serly deve ser declarada presidente
08 de Maio de 2025 as 11h06Janaina cobra emendas e desafia Mendes a vir para a arena da disputa eleitoral
Deputada frisa que ostentação se tornou prioridade da atual gestão e condena gastos de R$ 2 bilhões com obras do Parque Novo Mato Grosso
07 de Maio de 2025 as 21h05Mato Grosso poderá ter 10 deputados federais e 30 estaduais eleitos em 2026
Câmara dos Deputados aprova projeto de lei complementar que corrige distorção AP
06 de Maio de 2025 as 21h36Câmara vota urgência de projeto que cria mais uma vaga de deputado federal para MT
Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara
06 de Maio de 2025 as 07h30Emanuelzinho assume Comissão de Orçamento e pode relatar Saúde ou Educação
Comissão que define R$ 5,7 trilhões tem Emanuelzinho como titular e possível relator de áreas essenciais
05 de Maio de 2025 as 17h00