Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 08 de Julho de 2025

Menu

Projeto político

Campanha ao Senado exigirá foco total de Janaína, avalia Faiad

Política | 08 de Julho de 2025 as 14h 52min
Fonte: Redação

Foto: Reprodução

O presidente municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Cuiabá, o advogado Francisco Faiad, manifestou apoio à pré-candidatura da deputada estadual Janaína Riva ao Senado Federal, mas defendeu que ela concentre sua atenção nesse projeto político, em vez de assumir, neste momento, a presidência estadual do partido, atualmente sob o comando do ex-governador Carlos Bezerra.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (7), Faiad disse que ainda não há consenso dentro do partido sobre o nome de Janaína para liderar a sigla no Estado e sugeriu que o foco dela deveria ser exclusivamente a eleição majoritária.

"Não há consenso até agora, nenhum. Não houve esse debate até agora com o diretório municipal. Eu penso que ela é uma ótima candidata nossa ao Senado e que deveria se preocupar mais com sua candidatura neste momento", afirmou.

Faiad reforçou que a disputa por uma vaga no Senado exigirá dedicação total da deputada. “Eu disse à Janaína que ela terá pela frente uma dura campanha para o Senado e que não deveria ficar cuidando de candidaturas proporcionais, o que é papel do presidente. A candidatura ao Senado mereceria uma grande concentração, e as proporcionais lhe tirariam tempo”, ponderou.

Mais cedo, nas redes sociais, Janaína Riva anunciou que a convenção estadual do MDB ocorrerá no dia 21 de agosto. Ela também destacou que a aliança entre MDB e Republicanos, já consolidada em São Paulo com a reeleição do prefeito Ricardo Nunes, pode se repetir em nível nacional nas eleições de 2026.

Sobre esse cenário, Faiad disse que o diretório estadual aguarda a posição oficial da Executiva Nacional. "O MDB está em negociação para uma federação com os Republicanos, mas também está em conversa com o PSDB. Estamos aguardando esse posicionamento nacional para, aí sim, tomarmos qualquer definição para o futuro", completou.

Indagado sobre um possível esvaziamento do partido com a saída dos deputados federais Emanuelzinho (rumo ao PSD) e Juarez Costa (que pode se filiar ao Republicanos), o presidente municipal foi firme: “Sem dúvida nenhuma, vamos trabalhar para que isso não aconteça, para que o MDB continue firme e forte para a eleição de 2026.”

Faiad também defendeu a permanência de Carlos Bezerra na presidência estadual do MDB. Bezerra, que anunciou sua saída do cargo para agosto, é uma das figuras mais tradicionais da política mato-grossense, com uma trajetória consolidada dentro da sigla. “Conversando, negociando e respeitando a posição de cada um, eu defendo que Carlos Bezerra continue na presidência do MDB”, concluiu Faiad.