Sinop
Câmara vai instalar CPI para apurar incentivos ao esporte
Pedido com 15 assinaturas foi apresentado na sessão desta segunda-feira
Política | 23 de Outubro de 2018 as 09h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop vai instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar a destinação de recursos públicos para projetos esportivos. O pedido de CPI foi apresentado pelo vereador Tony Lennon (MDB), na sessão desta segunda-feira (22), e conta com a assinatura dos 14 demais vereadores.
O assunto foi levantado pelo próprio Tony Lennon nas últimas sessões. O vereador trouxe à tribuna ilações sobre possíveis desvios de recursos públicos e irregularidades na prestação de contas de um projeto esportivo que recebeu o incentivo em 2017. O projeto em questão destinou, através da renúncia fiscal, R$ 17 mil para que atletas de handebol em Sinop disputassem duas competições – uma no município e outra no Estado de Goiás.
A CPI pedida pelos vereadores vai colocar em dia uma fiscalização que a Câmara não tem feito desde 2005, quando a lei de incentivo foi aprovada. Conforme o pedido, a comissão deverá apurar todos os projetos que já receberam recursos.
A lei de incentivo ao esporte funciona de forma similar a lei de incentivo a cultura. Entidades e desportistas precisam desenvolver um projeto, demonstrando os custos e o que será feito com o recurso. A secretaria de Educação, através da coordenadoria de esporte, precisa aprovar esse projeto, levando em conta o interesse desportivo e social. A partir do projeto aprovado, seus desportistas precisam encontrar um “patrocinador”, que dará o dinheiro para o projeto esportivo e, em troca, receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada para abater os impostos municipais (em geral IPTU e ISSQN). Depois de tomar o dinheiro, os esportistas precisam prestar contas das despesas para a coordenadoria de esportes.
Nos últimos 3 anos cerca de R$ 100 mil por ano foram destinados à projetos esportivos em Sinop através da lei de incentivo.
Notícias dos Poderes
STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25Ex-prefeito de Guarantã do Norte, Erico Stevan, recebe Moção de Aplausos da Câmara de Sinop
05 de Novembro de 2025 as 14h17Aumento da licença-paternidade para 20 dias é aprovado pela Câmara
Período será implantado progressivamente ao longo de cinco anos
05 de Novembro de 2025 as 09h41