Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 30 de Abril de 2025

Menu

Sinop 

Câmara aumenta número de vereadores para próxima eleição 

No próximo pleito serão 19 vagas no legislativo municipal 

Política | 25 de Março de 2025 as 09h 44min
Fonte: Jamerson Miléski

O Poder Legislativo de Sinop terá um incremento de 4 novos membros a partir da próxima eleição. Os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira (24), o projeto de Decreto Legislativo 012/2025. A matéria fixa em 19 o número de vereadores. Atualmente a casa conta com 15 vagas. 

O projeto foi aprovado extra pauta, em primeira e única votação, com os pareceres verbais. Os vereadores com maior tempo no legislativo, Ademir Bortolli e Hedvaldo Costa foram contrários. Os “novatos” de primeiro mandato, Marcos Vinicius, Rodrigo Cargantini e Ênio da Brígida também votaram contra. 

O possível aumento no número de vereadores em Sinop já havia sido abordado pelo atual presidente da Câmara, Remídio Kuntz. Ele defende que com mais vereadores será possível exercer melhor a representatividade da população, em suas diferentes composições.  

Esta é a segunda vez que a Câmara dilata o número de cadeiras sob a gestão de Remídio. Em 2011, como presidente, ele articulou a revisão no número de vereadores, defendendo entre 17 a 19 vagas. Acabou passando uma mudança para 15 vagas – atual formação. Na época a Câmara tinha 11 vereadores.  

Até 2008 Sinop contava com 15 vereadores e acabou encolhendo para 11 com a revisão da legislação. Atualmente, com uma população oficial de 196 mil habitantes, Sinop poderia ter no máximo 21 vereadores. Assim como ocorreu em 2011, Remídio articulou o projeto para ficar abaixo do limite máximo.