CAR
Câmara aprova MP que prorroga adesão ao Cadastro Ambiental Rural
Texto agora vai para sanção presidencial
Política | 26 de Maio de 2023 as 08h 13min
Fonte: Redação

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) articulou a aprovação, na quarta-feira (24), do texto final da MP 1150/2022, que estende o prazo para o Cadastro Ambiental Rural (CRA) e para adesão aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), por parte de possuidores e proprietários de imóveis rurais, em todo o território nacional. O texto agora vai para sanção do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Relatado pelo ex-presidente da FPA, deputado Sergio Souza (MDB-PR), o texto deu dois prazos para que os proprietários de imóveis rurais regularizem sua situação: até 31 de dezembro deste ano para imóveis acima de quatro módulos fiscais (medida que varia de Estado para Estado) e até 31 de dezembro de 2025 para propriedades com área inferior a quatro módulos fiscais. “A adesão ao PRA está condicionada ao requisito da inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é feito pelos Estados e o Distrito Federal, ou seja, foge da alçada do produtor o tempo de processo,” disse o relator da Medida Provisória.
O texto já havia sido apreciado na Câmara dos Deputados, mas teve de passar por uma nova votação na Casa em função de mudanças feitas no Senado. Entre outros pontos, os deputados decidiram rejeitar algumas mudanças feitas e devolveram um trecho sobre regras de proteção previstas na Lei da Mata Atlântica.
Além disso, o relatório aprovado aumentou para um ano o prazo para produtores rurais se inscreverem no Programa de Regularização Ambiental (PRA). Quando foi enviada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a MP propunha 180 dias para inscrição.
“Somente seis Estados implementaram o PRA. Como o produtor rural vai conseguir fazer essa regularização dentro das normas do Código Florestal se o próprio Estado não fez essa implementação? É impossível. Conseguimos fazer a mudança para dar ainda mais segurança e sustentabilidade ao País”, explicou Sérgio Souza.
A Medida Provisória 1150 agora segue para sanção presidencial.
Notícias dos Poderes
Ex-prefeita tem a maior rejeição, superando candidata do PT
Na lista de possíveis candidatos, Rosana Martinelli lidera ranking da reprovação
30 de Novembro de 2023 as 06h30Gestão de Roberto Dorner tem 50% de aprovação
Segundo pesquisa, 1 a cada 5 sinopenses reprova a atual gestão
30 de Novembro de 2023 as 06h30Dorner lidera pesquisa para prefeitura de Sinop
Prefeito recebeu maior número de votos na modalidade espontânea e também na estimulada
30 de Novembro de 2023 as 06h30Avaliação da Câmara de vereadores de Sinop mostra desempenho mediano
Maioria dos eleitores avalia o poder legislativo municipal como “Regular”
29 de Novembro de 2023 as 06h30Pesquisa mostra candidatos favoritos para Câmara de Sinop
Eleitores apontam em quem pretendem votar no próximo pleito municipal
29 de Novembro de 2023 as 06h30Eleitores escolhem vereadores que devem continuar na Câmara de Sinop
Para 20% dos entrevistados, nenhum vereador da atual legislatura deve continuar no próximo mandato
29 de Novembro de 2023 as 06h30União Brasil de Várzea Grande realiza evento e quer chegar a 7 mil filiados
28 de Novembro de 2023 as 10h23Médio e bom: só 11,69% avalia a gestão de Mauro Mendes como negativa
Governo do Estado mantém aprovação alta na cidade de Sinop
28 de Novembro de 2023 as 06h30