Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 08 de Outubro de 2024

Menu

Eleições 2024

Calebe Borges lidera disputa para prefeito em Peixoto de Azevedo

Empresário tem a maior intenção de votos entre os 4 candidatos a prefeito

Política | 02 de Outubro de 2024 as 06h 00min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

Entre os 4 candidatos que disputam a prefeitura de Peixoto de Azevedo, Calebe Borges é quem lidera, sendo o escolhido por um terço dos eleitores. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto MKT, entre os dias 27 e 29 de setembro e divulgada pelo site GC Notícias nesta terça-feira (1), faltando 5 dias para a eleição.

Na pesquisa espontânea, em que são apresentados os nomes dos candidatos, Calebe Borges recebeu 33,6% das intenções de voto. Em segundo lugar está Paulistinha, com 26,9% de preferência dos eleitores. Paulinho do Posto é o terceiro com 22,3%. O candidato Professor Marcos do PT registrou apenas 2,3% das intenções de voto.

Eleitores que declararam não saber em quem vai votar ou que não quiseram responder a pesquisa totalizaram 9%. Mesmo com 4 opções, 6% dos eleitores declararam que irão votar em branco ou nulo.

Contabilizando apenas os “votos válidos” (excluindo brancos, nulos e abstenções), a vantagem Calebe alcança a preferência de 39,4% dos eleitores. Nessa conta, Paulistinha fica com 31,6% dos votos e Paulinho do Posto 26,2%. Professor Marcos fecha com 2,8%.

A pesquisa está registrada no TRE/MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) sob o número 0051/2024. Durante o levantamento o Instituto MKT abordou pessoalmente 301 eleitores de Peixoto de Azevedo e do distrito e União do Norte. A margem de erro é de 4% e o intervalo de confiança é de 90% - ou seja, se essa pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 90 o resultado seria idêntico. O estatístico responsável pela pesquisa é Wander Luiz Benesciuti.

 

Rejeição

O instituto também mediu a rejeição dos candidatos, perguntando aos eleitores de Peixoto em quem eles NÃO votariam para prefeito. A maioria dos entrevistados, 33,6% não respondeu nenhum dos 4 nomes. O candidato mais rejeitado conforme a pesquisa é Paulistinha, listado por 24,9% dos entrevistados.

Na sequência vem Calebe Borges, escolhido por 19,6% dos eleitores. Professor Marcos do PT, que é o último em intenções de voto tem uma rejeição menor, de 18,9%. O candidato com menor rejeição é Paulinho do Posto, que recebeu 3% dos votos.