Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 05 de Maio de 2025

Menu

Eleições 2022

Caiado aumenta vantagem e pode ser reeleito no primeiro turno em Goiás

Em vinte dias, atual governador subiu para 58% dos votos válidos e aumentou a vantagem de 29 para 34 pontos sobre o segundo colocado

Política | 15 de Setembro de 2022 as 17h 16min
Fonte: Redação Veja.abril.com.br

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) aumentou sua vantagem em busca da reeleição no primeiro turno em Goiás, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 15, pelo Real Time Big Data. O governador soma 48% dos votos totais, o que representa 58% dos votos válidos no estado, mais do que a maioria necessária para liquidar a fatura de primeira.

É uma distância considerável para o segundo colocado, Gustavo Mendanha (Patriota), com 20% dos votos totais (24% dos válidos). Major Vitor Hugo (PL) marca 10% (12% entre os válidos) e Wolmir Amado (PT), 5% dos totais (6% entre os válidos). A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

A atualização significa um aumento da diferença de Caiado para Mendanha. Na última pesquisa feita pelo mesmo instituto, em 25 de agosto, Caiado tinha 54% dos votos válidos, enquanto Mendanha somava 25% — ou seja, a vantagem subiu de 29 para 34 pontos. Os números de Vitor Hugo e Amado não mudaram nos últimos 20 dias.

Na pesquisa de votos totais, são 6% de brancos e nulos e 11% que não sabem ou não responderam.

Mesmo se a eleição no primeiro round não for possível, o levantamento também mostra que Caiado venceria Mendanha (59% a 31%) e Major Vitor Hugo (61% a 24%) com certo conforto no segundo turno.O atual governador tem 65% de aprovação dos eleitores goianos.

Senado

Depois de desistir de pleitear o governo, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a pesquisa para o Senado com 28%, seguido pelo Delegado Waldir (União Brasil), que tem 16%. Abaixo da dupla, Wilder Morais (PL) tem 11%, Alexandre Baldy (PP) soma 8% e João Campos (Republicanos) tem 7%. Vilmar Rocha (PSD) e Denise Carvalho (PCdoB), ambos com 4%, estão empatados tecnicamente com Baldy e Campos. Demais não passaram de 2%. São 9% de brancos e nulos e 9% que não sabem ou não responderam.

O Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores entre os dias 13 e 14 de setembro e cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número GO-09920/2022.