Depois do fogo
Botelho solicita informações sobre medidas para a restauração do Pantanal
Pedido foi aprovado em Plenário na semana passada e encaminhado ao governo do estado
Política | 10 de Maio de 2021 as 15h 32min
Fonte: Assessoria

A Casa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverão informar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) as atividades de restauração da formação campestre na planície inundável do Pantanal, de acordo com o Bioma Pantanal, no Decreto n° 785/2021. O pedido (Requerimento 191/21) foi feito pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) e aprovado em Plenário no dia 5.
Botelho argumenta a importância de acompanhar todas as ações que promovam a proteção do meio ambiente. No ano passado, o bioma Pantanal foi duramente castigado com inúmeros focos de queimadas. O deputado visitou o local e pode constatar a devastação da fauna e da flora, além das dificuldades enfrentadas pelos moradores da região. Oportunidade em que confirmou a necessidade de criação do Estatuto do Pantanal, medida que está em curso e que terá amplo debate na Casa de Leis.
“Queremos informações sobre as atividades de restauração das formações campestres no Pantanal, pois existe um temor por parte dos moradores da região de um possível colapso socioeconômico, principalmente nas cidades com dependência maior da pecuária e agricultura”, explicou o deputado.
No requerimento, o parlamentar questionou se há estudo do impacto financeiro sobre as propriedades afetadas e a arrecadação desses municípios? E se as entidades representativas foram ouvidas sobre o tema. A exemplo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) ou Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
Notícias dos Poderes
Faiad admite saída de federais do MDB e diz que Janaina tem que resolver debandada
10 de Novembro de 2025 as 14h22Eduardo Bolsonaro ataca Mendes e aprofunda crise entre parlamentar e os políticos de direita
Apenas nesta semana, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
10 de Novembro de 2025 as 13h39TJMT terá quatro novas vagas de desembargador
juízas despontam para primeira escolha
10 de Novembro de 2025 as 08h43Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15