Eleições 2024
Bancada do PL conversou antes de Valdemar anunciar filiação de Dorner
Reunião foi antes da gravação do vídeo que anunciou o ingresso do prefeito no PL
Política | 22 de Março de 2024 as 16h 59min
Fonte: Redação
As lideranças do PL que começaram a repudiar a filiação do prefeito de Sinop, Roberto Dorner, no partido, estiveram reunidos com o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, instantes antes do anuncio ser feito.
Na reunião estiveram a ex-prefeita de Sinop e presidente do PL no município, Rosana Martinelli, os deputados federais José Medeiros, Abílio Brunini e Amália Barros, o deputado estadual Gilberto Cattani e o senador Wellington Fagundes. No encontro, a cúpula do PL foi informada de que Dorner seria filiado ao partido e como pretende disputar a reeleição, chega na sigla como candidato natural a prefeito.
Horas após o anúncio, no entanto, Cattani, Brunini e Amália iniciaram uma ofensiva contra Dorner, em defesa da candidatura da empresária Mirtes Grota, que se filiou ao PL e se apresenta como pré-candidata a prefeita de Sinop – e que já declarou que não pretende ser vice, apenas titular de uma eventual chapa.
Além de Mirtes, o PL também filiou no final do ano passado o vice-prefeito Dalton Martini, que se elegeu junto com Dorner mas que tornou-se adversário do atual gestor. A ex-prefeita Rosana Martinelli, presidente do PL Sinop, também havia anunciado sua pré-candidatura.
Ao invés de coesão, o anúncio de Dorner no PL desencadeou uma disputa interna, com divergências internas de quem deve ser o “candidato da Direita”. Parte das lideranças do partido que estão contra a candidatura de Dorner já estiveram com o prefeito nas eleições passadas e até mesmo dentro da atual gestão. O prefeito de Sinop fez campanha aberta e declarada para Bolsonaro e para os deputados do PL, além de apoiar a candidatura ao Senado de Wellington Fagundes. Alguns vereadores, que integram sua base, também apresentaram resistência ao ingresso de Dorner no PL.
A janela de filiação partidária encerra no dia 5 de abril. Dorner está no PL e os demais pré-candidatos do partido não retiraram suas candidaturas. Caso a resistência de parte do grupo persista, há dois cenários prováveis: Dorner, Mirtes e Dalton disputarão nas convenções quem será o candidato do PL ou dois dos 3 pré-candidatos deixam a sigla para viabilizar suas campanhas em outro partido.
No caso da segunda hipótese, haveriam dois candidatos “da Direita”, um filiado ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e outro, em um partido diferente, se apresentando com o candidato de Bolsonaro.
Em 2020 o PL abriu mão do projeto de reeleger a prefeita Rosana Martinelli para apoiar Roberto Dorner. Dalton, a época no Patriotas, também recuou do seu projeto para compor.
Notícias dos Poderes
Moraes rejeita recurso e mantém decisão que impediu Bolsonaro de ir aos EUA
Advogados pediram para ministro reconsiderar decisão ou levar o caso a julgamento; PGR terá de se manifestar em 5 dias
17 de Janeiro de 2025 as 12h28Câmara quer criar 18 novas cadeiras; MT deve ganhar 1 deputado
A mudança de vagas por estado é consequência de uma ação impetrada pelo Estado do Pará
16 de Janeiro de 2025 as 07h27Ministério de Fávaro autorizou compra de R$ 479 milhões em tratores com emendas suspensas
14 de Janeiro de 2025 as 07h17Deputados derrubam proposta do governo e mantêm mercadinhos e visitas íntimas nos presídios em MT
Apesar disso, foi aprovada a restrição de uso de celulares por agentes penais
08 de Janeiro de 2025 as 17h23