Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Pesquisa MKT

Avaliação da Câmara de vereadores de Sinop mostra desempenho mediano

Maioria dos eleitores avalia o poder legislativo municipal como “Regular”

Política | 29 de Novembro de 2023 as 06h 30min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

Entre ótimo, bom, regular, péssimo ou ruim, a maioria dos eleitores escolheu o parâmetro mediano para avaliar a Câmara de vereadores de Sinop. É o que mostrou a pesquisa realizada pelo Instituto MKT, realizada em parceria com o GC Notícias, RealTV/Record e a Rádio Jovem Pan.

Para 57,61% dos entrevistados, a Câmara tem um desempenho Regular. Outros 20,99% classificaram o Legislativo como “Bom”. Já 9,72% avaliaram como Péssimo e 8,87% como Ruim. Só 2,82% consideram o papel da Casa de Leis local “Ótimo”.

No saldo a avaliação positiva supera a negativa. Somando ótimo e bom, a Câmara tem 23,81% de aprovação, contra 18,59% de reprovação.

O GC Notícias procurou o presidente da Câmara, Paulinho Abreu, para comentar o resultado da avaliação. Para Abreu, o resultado neutro, ainda que com mais aprovação do que rejeição, pode representar um certo distanciamento do eleitorado com o legislativo municipal. "Ou as pessoas não acompanham a política em geral ou focam no vereador que as representa, e não acabam olhando para a instituição de forma geral. Fica um alerta, de forma geral, para que a gente busque trabalhar melhor a imagem da Câmara de uma geral, como instituição. De minha parte, como presidente, resta dizer que estamos a disposição da população e convidar para que acompanhem os trabalhos do legislativo através das sessões", declarou Abreu.

A pesquisa do Instituto MKT foi realizada entre os dias 9 e 20 de novembro. Foram entrevistados, pessoalmente, 710 eleitores de Sinop, em 23 diferentes macrorregiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3,6% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

O GC Notícias já divulgou a avaliação do Governo Estadual e Federal, medidas pela pesquisa. Amanhã, quinta-feira (30), será noticiado a avaliação da gestão municipal e intenção de voto para as eleições de 2024.

Perfil de quem respondeu

A amostra de eleitores entrevistados pelo Instituto MKT acompanha o perfil da população de Sinop identificada pelo Censo do IBGE.

Quanto à formação, 42,11% dos entrevistados tem ensino médio, 20,7% ensino fundamental e 17,46% ensino superior. O restante tem ensino superior incompleto, sem escolarização ou analfabeto.

Quanto à religião, 50% são católicos, 29,3% evangélicos, 17,46% acreditam em Deus, mas não possuem uma religião. Os menos de 3% restantes exercitam outras religiões ou são ateus.

Já com relação à renda, 41,8% ganham entre 1 e 3 salários mínimos por mês. 32,5% recebem de 3 a 5 salários mínimos e 15,2% de 5 a 10 salários mínimos. Os 6,5% recebem mais de 10 salários e 3% menos de 1 salário mínimo.