Lei aprovada
Aprovado no Senado, projeto de Rosana Martinelli leva programa de videomonitoramento de MT para todo o país
“Vigia Mais” amplia integração de câmeras públicas e privadas para reforçar a segurança nacional
Política | 28 de Maio de 2025 as 10h 46min
Fonte: Assessoria

O Senado Federal aprovou o projeto de lei que institui, em âmbito nacional, o programa Vigia Mais, inspirado em uma iniciativa já em funcionamento no estado do Mato Grosso. De autoria da ex-senadora e atual suplente Rosana Martinelli (PL-MT), a proposta tem como objetivo fortalecer a segurança pública, ampliando e integrando o uso de câmeras de vigilância em espaços públicos e privados, com compartilhamento de imagens entre órgãos de segurança e entidades parceiras.
“Na verdade, é priorizando todas as pessoas que trafegam nas rodovias, porque ele cruza informações de todos os órgãos de segurança. Todos eles têm acesso a essas câmeras, o que permite à polícia agir com mais rapidez, evitando e contendo ações criminosas. A intenção é levar um modelo que já funciona em Mato Grosso para todo o Brasil, garantindo mais segurança nacional”, destacou Rosana Martinelli.
O PL 3.639/2024 foi aprovado com parecer favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO), apresentado em plenário pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O Vigia Mais é um programa baseado na integração de sistemas de videomonitoramento, reunindo câmeras instaladas tanto em espaços públicos quanto privados. Segundo a autora, as câmeras são estrategicamente posicionadas em áreas urbanas e rurais, permitindo o acompanhamento em tempo real de situações suspeitas e auxiliando na prevenção e repressão de crimes. O programa, que opera em Mato Grosso desde 2022, tem se mostrado eficaz no apoio às forças de segurança na identificação de infratores e na redução da criminalidade.
Além de ampliar a disponibilidade de câmeras, a proposta fomenta a cooperação entre os participantes e promete reduzir os custos do poder público com aquisição e manutenção de sistemas próprios de videomonitoramento, uma vez que as imagens passam a ser compartilhadas entre os parceiros do programa.
“O programa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma grande aliada na segurança pública, protegendo cidadãos, inibindo crimes e promovendo um ambiente mais seguro para todos”, concluiu Rosana Martinelli.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25