Política
Antonio Joaquim avalia candidatura ao governo em chapa bolsonarista 'raiz'
Essa seria uma resposta de setores de apoiadores de Bolsonaro, relutantes em aceitar o nome de Wellington como candidato do “Capitão”
Política | 29 de Março de 2022 as 14h 40min
Fonte: Jardel P. Arruda - TCE-MT

O conselheiro Antonio Joaquim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), avalia se aceita encabeçar um projeto “bolsonarista raiz” ao governo de Mato Grosso, em oposição ao governador Mauro Mendes (União). A articulação envolve o Partido Trabalhista Brasileiro, que é presidido regionalmente pelo pastor Victório Galli, ex-deputado federal que construiu a candidatura da coronel Fernanda na eleição suplementar ao Senado de 2020.
Essa seria uma resposta de setores de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Mato Grosso, relutantes em aceitar o nome do senador Wellington Fagundes (PL) como candidato do “Capitão” pelo fato dele ter coordenado campanhas presidenciáveis do Partido dos Trabalhadores no estado.
Esses setores tampouco aceitam uma aliança com Mauro Mendes, devido às críticas feitas pelo governador ao Governo Federal que chegaram a ser oficializadas na carta dos governadores em reclamação da União.
Antonio Joaquim, no entanto, aguarda garantias de que o projeto tenha musculatura para sustentar uma campanha majoritária. Pesa contra o projeto o curto espaço de tempo, visto que o conselheiro precisaria formalizar aposentadoria até sexta-feira (1), de acordo com o calendário eleitoral.
O conselheiro tem extensa carreira política em Mato Grosso e é considerado um nome capaz de agregar várias lideranças e partidos políticos em torno de um projeto majoritário. Ele já foi duas vezes deputado estadual, duas vezes deputado federal, além de ter presidido o TCE por duas vezes, bem como a Associação dos Tribunais de Contas (Atricon).
Em 2018, Antonio Joaquim também cogitou participar do processo eleitoral, mas recuou do projeto após ser alvo de afastamento no Tribunal de Contas, o qual acabou por ser revertido pelo Justiça posteriormente.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25