Política
Antonio Joaquim avalia candidatura ao governo em chapa bolsonarista 'raiz'
Essa seria uma resposta de setores de apoiadores de Bolsonaro, relutantes em aceitar o nome de Wellington como candidato do “Capitão”
Política | 29 de Março de 2022 as 14h 40min
Fonte: Jardel P. Arruda - TCE-MT

O conselheiro Antonio Joaquim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), avalia se aceita encabeçar um projeto “bolsonarista raiz” ao governo de Mato Grosso, em oposição ao governador Mauro Mendes (União). A articulação envolve o Partido Trabalhista Brasileiro, que é presidido regionalmente pelo pastor Victório Galli, ex-deputado federal que construiu a candidatura da coronel Fernanda na eleição suplementar ao Senado de 2020.
Essa seria uma resposta de setores de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Mato Grosso, relutantes em aceitar o nome do senador Wellington Fagundes (PL) como candidato do “Capitão” pelo fato dele ter coordenado campanhas presidenciáveis do Partido dos Trabalhadores no estado.
Esses setores tampouco aceitam uma aliança com Mauro Mendes, devido às críticas feitas pelo governador ao Governo Federal que chegaram a ser oficializadas na carta dos governadores em reclamação da União.
Antonio Joaquim, no entanto, aguarda garantias de que o projeto tenha musculatura para sustentar uma campanha majoritária. Pesa contra o projeto o curto espaço de tempo, visto que o conselheiro precisaria formalizar aposentadoria até sexta-feira (1), de acordo com o calendário eleitoral.
O conselheiro tem extensa carreira política em Mato Grosso e é considerado um nome capaz de agregar várias lideranças e partidos políticos em torno de um projeto majoritário. Ele já foi duas vezes deputado estadual, duas vezes deputado federal, além de ter presidido o TCE por duas vezes, bem como a Associação dos Tribunais de Contas (Atricon).
Em 2018, Antonio Joaquim também cogitou participar do processo eleitoral, mas recuou do projeto após ser alvo de afastamento no Tribunal de Contas, o qual acabou por ser revertido pelo Justiça posteriormente.
Notícias dos Poderes
Câmara aprova urgência para anistiar golpistas; veja votos dos deputados de MT
18 de Setembro de 2025 as 11h47Deputados do PL e União de MT votam para impedir prisões de políticos que cometerem crimes
17 de Setembro de 2025 as 12h53Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores
17 de Setembro de 2025 as 09h33Justiça Eleitoral condena PSD de Fávaro e mais dois partidos a devolverem R$ 1,5 milhão em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 07h45Veja secretários de Mendes cotados para disputar AL e Câmara
16 de Setembro de 2025 as 11h45Valdemar sobre MT: Governador e senador estão decididos, mas temos um problema lá com MDB, nora de Wellington
Segundo ele, a parlamentar tem peso eleitoral
16 de Setembro de 2025 as 07h54Polícia Federal investiga emendas PIX de Mato Grosso
16 de Setembro de 2025 as 08h47STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10