Em pauta
ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
Política | 20 de Agosto de 2025 as 15h 08min
Fonte: Unica News

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está pronta para votar um projeto de lei que propõe a redução de 30% no valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) cobrado sobre o abate de vacas.
A medida, uma articulação do governador Mauro Mendes e do líder do governo na ALMT, deputado Dilmar Dal'Bosco, é vista como uma correção histórica que beneficia o setor pecuário, o maior do país.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, confirmou nesta quarta-feira (20) a participação da Casa nas discussões.
"Existe uma diferença de preço. Você não vende a vaca pelo mesmo preço que vende o boi. O produtor estava com prejuízo porque estava pagando o mesmo imposto", explicou o deputado, ressaltando que o projeto é uma demanda antiga do setor.
A proposta foi articulada junto ao governo do estado e a aprovação é esperada ainda hoje. Russi assegurou que o projeto não tem relação com o "tarifasso" e é apenas um ajuste necessário para corrigir a desvantagem dos produtores.
A proposta é um reconhecimento de um estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os animais. De acordo com o deputado Dilmar Dal'Bosco, a medida faz justiça à realidade do setor, já que as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos peso de carcaça, o que diminui seu valor de venda.
Vilmondes Tomain, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), destacou que a redução corrige uma distorção de duas décadas, e que a aprovação da proposta é uma "conquista histórica" para a pecuária mato-grossense.
O projeto de lei, que será votado pelos deputados, é considerado um ajuste que beneficia os produtores e não tem relação com o recente aumento de impostos no estado.
Notícias dos Poderes
Vereadora lidera debate histórico sobre implantação da coleta seletiva em condomínios
07 de Novembro de 2025 as 15h28AL proíbe cobrança de consignados de servidores por 4 meses
Medida visa conceder tempo para que CGE e força-tarefa concluam investigações de denúncias
07 de Novembro de 2025 as 13h30STF suspende julgamento de emendas positivas de Mato Grosso
07 de Novembro de 2025 as 09h57Scheila Pedroso se filia ao Podemos e desponta como pré-candidata pelo norte de MT
06 de Novembro de 2025 as 22h12Gilmar Mendes diz ser contra tratar PCC e CV como facções terroristas
Ministro do Supremo disse que debate sobre crime organizado no país está "politizado"
07 de Novembro de 2025 as 11h15Quatro deputados de MT votam a favor de projeto que restringe acesso de vítimas de estupro a aborto legal
Ao todo, o PDL 3/2025 recebeu 317 favoráveis e 111 contrário; agora o texto segue para votação no Senado
07 de Novembro de 2025 as 08h40Max Russi ironiza ausência de Rogério Gallo e diz que ele 'faltou porque é difícil explicar o orçamento'
06 de Novembro de 2025 as 12h29Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Ministério das Mulheres demonstrou preocupação com o projeto que vetaria a resolução do Conanda
06 de Novembro de 2025 as 12h25