Em pauta
ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
Política | 20 de Agosto de 2025 as 15h 08min
Fonte: Unica News

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está pronta para votar um projeto de lei que propõe a redução de 30% no valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) cobrado sobre o abate de vacas.
A medida, uma articulação do governador Mauro Mendes e do líder do governo na ALMT, deputado Dilmar Dal'Bosco, é vista como uma correção histórica que beneficia o setor pecuário, o maior do país.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, confirmou nesta quarta-feira (20) a participação da Casa nas discussões.
"Existe uma diferença de preço. Você não vende a vaca pelo mesmo preço que vende o boi. O produtor estava com prejuízo porque estava pagando o mesmo imposto", explicou o deputado, ressaltando que o projeto é uma demanda antiga do setor.
A proposta foi articulada junto ao governo do estado e a aprovação é esperada ainda hoje. Russi assegurou que o projeto não tem relação com o "tarifasso" e é apenas um ajuste necessário para corrigir a desvantagem dos produtores.
A proposta é um reconhecimento de um estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os animais. De acordo com o deputado Dilmar Dal'Bosco, a medida faz justiça à realidade do setor, já que as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos peso de carcaça, o que diminui seu valor de venda.
Vilmondes Tomain, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), destacou que a redução corrige uma distorção de duas décadas, e que a aprovação da proposta é uma "conquista histórica" para a pecuária mato-grossense.
O projeto de lei, que será votado pelos deputados, é considerado um ajuste que beneficia os produtores e não tem relação com o recente aumento de impostos no estado.
Notícias dos Poderes
Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50