Sinop
Adenilson Rocha é apontado como vereador mais atuante
Pesquisa também posiciona o vereador como um potencial candidato a deputado estadual
Política | 27 de Agosto de 2021 as 12h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

A recém formada legislatura 2021-2024 da Câmara de Sinop conserva os mesmos destaques do passado. É o que revela o levantamento dos Instituto Ética de Pesquisas, entre os dias 21 e 22 de agosto. A pesquisa entrevistou 422 cidadãos de Sinop, de diferentes bairros da cidade. Uma das perguntas feitas foi: Qual é o vereador que mais trabalha pela cidade de Sinop?
Repetindo o posto de anos anteriores, Adenilson Rocha (PSDB), foi o mais lembrado pelo eleitorado. 8,5% classificaram Rocha como o mais atuante. Em seu segundo mandato na Câmara de Sinop, Rocha é conhecido pelas pautas que envolvem saúde e segurança. No mandato passado foi um opositor contumaz da prefeita Rosana Martinelli e nesse mandato tem se posicionado de forma firme, contrapondo algumas posturas da presidência da Câmara. Seu partido está alinhado com o atual prefeito, Roberto Dorner (PRB), que goza de boa aprovação (clique aqui para ver a pesquisa de aprovação do prefeito).
Em segundo lugar como vereador que “mais trabalha”, está o também reeleito, Ademir Bortoli (PRB), com 5,9%. Hedvaldo Costa (PL), que inaugura seu quarto mandato consecutivo na Câmara, recebeu 3,8% dos votos. Dos 4 reeleitos, o único mal posicionado foi Dilmair Callegaro (PSDB), com 0,7%.
Em seu primeiro mandato – embora já tenha atuado em gestões passadas como suplente – Célio Garcia (DEM), foi o 4º colocado, com 2,8%. Na sequencia, quase empatado, está Celsinho do Sopão (PRB), com 2,6% e o atual presidente da Câmara, Élbio Volkweis (Patriota), com 2,1%. A única mulher da legislatura, professora Graciele Santos (PT), recebeu 1,2% dos votos.
Todos os demais vereadores receberam menos de 1% de indicações. A exceção é o vereador Toninho Bernardes (PL), que não computou nenhum voto.
A pesquisa também demonstra uma falta de interesse ou conhecimento do eleitorado sobre as atividades legislativas. A maciça maioria dos entrevistados, 46%, declararam não saber ou preferiram não responder. 23,5% disse que nenhum vereador é mais atuante.
Da Câmara para Assembleia
A pesquisa também indagou o eleitorado sobre os possíveis candidatos a deputado estadual. Dois nomes lideraram, tecnicamente empatados, a preferência dos eleitores de Sinop.
Dilmar Dal'Bosco (DEM), deputado estadual eleito, foi o preferido para alçar uma cadeira na Assembleia. 15,6% dos entrevistados disseram que votaria em Dilmair.
Rocha, que liderou a pesquisa de vereador, ficou em segundo, com 15,4% - diferença de apenas um voto.
O terceiro mais lembrado foi o ex-deputado estadual e atual secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Silvano Amaral. 8,1% disseram que votaria em Amaral.
O também ex-deputado Baiano Filho apareceu com 5,2%. A deputada estadual Janaina Riva foi lembrada por 4,7% dos entrevistados. Xuxu Dalmolin, deputado estadual eleito, que tem sua base política em Sorriso, marcou 1,9%. Outros nomes somaram 3,1%.
A pesquisa quantitativa tem uma margem de erro de 4,6% e um intervalo de confiança de 95%. O levantamento também apurou a aprovação dos vereadores locais e os possíveis candidatos para deputado estadual e governador.

Notícias dos Poderes
Moraes decreta perda de mandato de Zambelli
Decisão anula votação da Câmara que preservou o exercício do cargo da parlamentar
12 de Dezembro de 2025 as 08h13Lula diz que ainda decidirá sobre veto à dosimetria, mas Bolsonaro tem que pagar por tentativa de golpe
Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro
12 de Dezembro de 2025 as 08h27Governo federal vai propor jornada 5×2 com limite de 40 horas semanais
Iniciativa do Planalto ocorre após impasse em relatório que está sendo apreciado por subcomissão
10 de Dezembro de 2025 as 10h01Vereador tem projeto para que mulheres tenham acompanhante em consultas
10 de Dezembro de 2025 as 09h57Lula sanciona lei que aumenta para até 40 anos a pena para estupro de vulneráveis
Nova lei aumenta em até 30% o tempo máximo de prisão para algumas crimes e prevê monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais após cumprimento da pena.
09 de Dezembro de 2025 as 07h30ALMT promove ofensiva de combate à violência contra a mulher, liderada por Max Russi
08 de Dezembro de 2025 as 11h12Gilmar nega recurso da AGU e mantém decisão sobre impeachment de ministros do STF
Ministro entendeu que pedido é incabível e reforçou o entendimento de que apenas PGR pode entrar com processo contra ministros
05 de Dezembro de 2025 as 09h24Vereador tem mandato cassado por atacar prefeita de Pedra Preta
Na época da ocorrência, diversos parlamentares do estado manifestaram repúdio perante as declarações, alegando prática de violência política de gênero
04 de Dezembro de 2025 as 14h28