Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Adenilson Rocha é apontado como vereador mais atuante

Pesquisa também posiciona o vereador como um potencial candidato a deputado estadual

Política | 27 de Agosto de 2021 as 12h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

A recém formada legislatura 2021-2024 da Câmara de Sinop conserva os mesmos destaques do passado. É o que revela o levantamento dos Instituto Ética de Pesquisas, entre os dias 21 e 22 de agosto. A pesquisa entrevistou 422 cidadãos de Sinop, de diferentes bairros da cidade. Uma das perguntas feitas foi: Qual é o vereador que mais trabalha pela cidade de Sinop?

Repetindo o posto de anos anteriores, Adenilson Rocha (PSDB), foi o mais lembrado pelo eleitorado. 8,5% classificaram Rocha como o mais atuante. Em seu segundo mandato na Câmara de Sinop, Rocha é conhecido pelas pautas que envolvem saúde e segurança. No mandato passado foi um opositor contumaz da prefeita Rosana Martinelli e nesse mandato tem se posicionado de forma firme, contrapondo algumas posturas da presidência da Câmara. Seu partido está alinhado com o atual prefeito, Roberto Dorner (PRB), que goza de boa aprovação (clique aqui para ver a pesquisa de aprovação do prefeito).

Em segundo lugar como vereador que “mais trabalha”, está o também reeleito, Ademir Bortoli (PRB), com 5,9%. Hedvaldo Costa (PL), que inaugura seu quarto mandato consecutivo na Câmara, recebeu 3,8% dos votos. Dos 4 reeleitos, o único mal posicionado foi Dilmair Callegaro (PSDB), com 0,7%.

Em seu primeiro mandato – embora já tenha atuado em gestões passadas como suplente – Célio Garcia (DEM), foi o 4º colocado, com 2,8%. Na sequencia, quase empatado, está Celsinho do Sopão (PRB), com 2,6% e o atual presidente da Câmara, Élbio Volkweis (Patriota), com 2,1%. A única mulher da legislatura, professora Graciele Santos (PT), recebeu 1,2% dos votos.

Todos os demais vereadores receberam menos de 1% de indicações. A exceção é o vereador Toninho Bernardes (PL), que não computou nenhum voto.

A pesquisa também demonstra uma falta de interesse ou conhecimento do eleitorado sobre as atividades legislativas. A maciça maioria dos entrevistados, 46%, declararam não saber ou preferiram não responder. 23,5% disse que nenhum vereador é mais atuante.

 

Da Câmara para Assembleia

A pesquisa também indagou o eleitorado sobre os possíveis candidatos a deputado estadual. Dois nomes lideraram, tecnicamente empatados, a preferência dos eleitores de Sinop.

Dilmar Dal'Bosco (DEM), deputado estadual eleito, foi o preferido para alçar uma cadeira na Assembleia. 15,6% dos entrevistados disseram que votaria em Dilmair.

Rocha, que liderou a pesquisa de vereador, ficou em segundo, com 15,4% - diferença de apenas um voto.

O terceiro mais lembrado foi o ex-deputado estadual e atual secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Silvano Amaral. 8,1% disseram que votaria em Amaral.

O também ex-deputado Baiano Filho apareceu com 5,2%. A deputada estadual Janaina Riva foi lembrada por 4,7% dos entrevistados. Xuxu Dalmolin, deputado estadual eleito, que tem sua base política em Sorriso, marcou 1,9%. Outros nomes somaram 3,1%.

A pesquisa quantitativa tem uma margem de erro de 4,6% e um intervalo de confiança de 95%. O levantamento também apurou a aprovação dos vereadores locais e os possíveis candidatos para deputado estadual e governador.