Articulações para 2026
Abilio cutuca Jayme e manda recado a Wellington Fagundes: 'se aceitar Lucimar como vice, perde a eleição'
Política | 26 de Janeiro de 2026 as 16h 14min
Fonte: Olhar Direto

O prefeito Abilio Brunini (PL) disse que se o senador Wellington Fagundes (PL) aceitar um eventual acordo com o também senador Jayme Campos (União) e escolher a ex-prefeita Lucimar Campos como vice na chapa ao governo do Estado, “vai perder a eleição” em 2026. A declaração foi feita em entrevista na manhã desta segunda-feira (26), ao comentar as articulações para a sucessão estadual.
Questionado sobre a possibilidade de composição envolvendo Jayme e sua esposa, Abilio afirmou que não participa das negociações e deixou claro que não faria essa escolha. Para o prefeito, a eventual aliança não representaria a direita. “Se fosse eu escolhendo, eu não escolheria. Isso não é uma escolha da direita. Isso é uma escolha deles (Wellington e Jayme). A escolha da direita vai ser nas urnas”, afirmou.
Ao ser provocado sobre o impacto político da composição, Abilio foi ainda mais direto ao avaliar o efeito eleitoral do acordo. Segundo ele, aceitar a indicação de Lucimar como vice significaria abrir mão da competitividade. “Eu não acredito que o Wellington fez essa proposta de acordo. Eu acho que é o Jayme tentando achar uma saída honrosa. A não ser que ele não queira ganhar a eleição. Se ele não quiser ganhar a eleição, ele faz essa proposta”, disse.
As declarações do prefeito ocorrem em meio a um cenário de pré-candidaturas já colocadas no campo da direita, que inclui Wellington Fagundes, Jayme Campos e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
A polêmica ganhou força após Jayme revelar, na semana passada, que recebeu uma ligação de Wellington para tratar de apoio na disputa de 2026. Segundo o senador do União, a conversa evoluiu para um acordo baseado em pesquisas eleitorais, no qual o pré-candidato melhor posicionado teria o apoio do outro, enquanto a esposa do “derrotado” nas sondagens ocuparia a vaga de vice.
Pelo arranjo relatado por Jayme, se Wellington liderar as pesquisas, Jayme o apoiaria e Lucimar Campos seria indicada como vice. No cenário inverso, Wellington apoiaria Jayme e sua esposa, Mariene de Abreu Fagundes, ocuparia a vaga na chapa do União Brasil.
Para Abilio Brunini, no entanto, esse tipo de costura não traduz o sentimento do eleitorado alinhado à direita. O prefeito destacou que alianças podem ser feitas, mas a decisão final será do eleitor. “Quem quiser fazer aliança, faz aliança com quem quiser. Na hora H, a gente também escolhe o que a gente quer”, concluiu.
Notícias dos Poderes
CNJ arquiva ação contra seis desembargadores de MT em disputa por terra de R$ 350 milhões
Ministro Mauro Campbell Marques extingue procedimento movido por produtores rurais ao constatar que os mesmos fatos já são apurados em outro processo em trâmite no Conselho Nacional de Justiça
10 de Agosto de 2026 as 12h44Dez nomes disputam duas vagas de Mato Grosso no Senado
10 de Agosto de 2026 as 09h45TJ-MT aprova 23 advogadas, indefere 5 e registra uma renúncia
O edital é exclusivo para mulheres advogadas; a vaga é do jurista Welder Queiroz dos Santos
10 de Agosto de 2026 as 09h14PL 'escanteia' Maluf e lança Alencar Farina como vice de Fagundes
07 de Agosto de 2026 as 14h14MDB extingue chapa federal e deixa Rosana sem legenda
Pronta para colocar a campanha na rua, ex-prefeita não disputará a eleição desse ano
06 de Agosto de 2026 as 15h56Sem nomes de peso, MDB desiste de federal e foca na AL; lista
Partido terá delegada, ex-prefeito, a vice-prefeita de Cuiabá e vereador disputando vaga na AL
06 de Agosto de 2026 as 14h39