Veja nomes
Abilio anuncia mais dois secretários para gestão 2025: arquiteto urbanista e ex-diretor do IEL
Política | 01 de Novembro de 2024 as 10h 12min
Fonte: Olhar Direto

Prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL) anunciou nesta quinta-feira (31) o nome do arquiteto urbanista José Afonso Portocarrero como segundo secretário para compor seu gabinete a partir de janeiro de 2025. Além dele, o ex-presidente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT), Nivaldo de Almeida Carvalho, também foi escolhido. A médica pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio já havia sido anunciada por Abilio para ocupar a Saúde.
Portocarrero deve ocupar pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Nivaldo, por sua vez, deve ocupar a pasta de desenvolvimento econômico.
O primeiro nome, do arquiteto Portocarrero, conhecido por sua atuação em projetos de urbanismo sustentável e requalificação de áreas públicas, terá a missão de implementar uma agenda que priorize melhorias urbanísticas e de habitação na cidade.
A nomeação de Portocarrero é vista como um passo estratégico de Abílio para sinalizar a importância do planejamento urbano em sua futura gestão. A escolha do arquiteto reforça o compromisso do prefeito eleito com políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social, áreas em que Portocarrero já demonstrou experiência ao longo de sua carreira.
“José Afonso traz uma vasta experiência em projetos que buscam não apenas transformar espaços, mas também a vida das pessoas que neles habitam. Sua presença será fundamental para concretizar nosso compromisso com uma cidade mais inclusiva e sustentável”, declarou Abílio.
Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Portocarrero trabalhou em projetos nacionais e internacionais que priorizam a sustentabilidade e o bem-estar urbano. Além disso, ele foi responsável por diversas intervenções de sucesso em cidades brasileiras, especialmente em projetos de habitação popular e mobilidade urbana, fatores que, segundo fontes internas, pesaram na escolha de seu nome para o cargo.
O nome de Nivaldo, que também foi anunciado por Abilio, deve ajudar no desenvolvimento socioeconômico da capital.
A equipe de transição de Abílio Brunini segue trabalhando para definir outros integrantes do gabinete, com o objetivo de apresentar um time coeso e alinhado às metas de sua futura administração. Com a inclusão de Portocarrero, o prefeito eleito reforça uma proposta de governo focada na inovação urbana, em consonância com as demandas da população.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Governo assume erro, admite ressarcimento e faz oposição bater a cabeça no caso dos empréstimos consignados do Executivo
PROJETO QUE REGULAMENTA OPERAÇÕES CONSIGNADAS E APROVADA EM MENOS DE TRÊS HORAS. APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES ANTERIORES VÃO CONTINUAR
11 de Junho de 2025 as 20h21ALMT aprova em 1ª votação projeto que limita empréstimos consignados de servidores estaduais
De acordo com dados apresentados na tribuna, cerca de 80 mil servidores estaduais possuem contratos de empréstimos consignados ativos, resultando em mais de 313 mil operações financeiras.
12 de Junho de 2025 as 07h44Assembleia aprova lei que garante home care a crianças com AME em MT
A nova lei garante que equipes multidisciplinares qualificadas atendam essas crianças em casa, com monitoramento contínuo e todos os equipamentos necessários.
12 de Junho de 2025 as 08h00Prefeito encontra com presidente do TCE e rememora incentivo aos projetos do meio ambiente em Sinop
10 de Junho de 2025 as 22h18Fumar maconha em público poderá resultar em multa de R$ 1,5 mil em Cuiabá
Projeto de lei apresentado por vereador do PL prevê multa civil a quem for pego consumindo substância em locais públicos em Cuiabá
11 de Junho de 2025 as 07h34Professora Graciele assume mandato e reforça presença feminina na AL-MT com foco na defesa das mulheres
Com a licença do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), a educadora deve assumir a cadeira no legislativo a partir da próxima quarta-feira (18)
10 de Junho de 2025 as 16h24