Operação
Vereador suspeito de integrar grupo criminoso morre em confronto após atirar em delegado em MT
Jeozafa Moraes de Castro teria atirado três vezes contra o delegado, que cumpria um mandado judicial contra ele
Polícia | 02 de Março de 2023 as 10h 48min
Fonte: Kessillen Lopes, Mariana Mouro, Davi Vittorazzi, g1 MT

O presidente da Câmara de Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, vereador Jeozafa Moraes de Castron (PSDB), morreu em confronto com a Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (2). O parlamentar atirou contra o delegado Marcelo Menezes, que cumpria um mandado judicial contra ele por suspeita de integrar um grupo criminoso e facilitar o acesso de armas de fogo a eles.
De acordo com a Polícia Civil, Castron era um dos alvos da Operação Rota Cercada, realizada em quatro cidades – Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira – e em Barra do Bugres. Ao todo, são cumpridos 40 mandados.
Em nota, o diretório estadual do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB), o qual o vereador fazia parte, em nome do presidente, o deputado estadual Carlos Avallone, lamentou a morte de Jeozafa.
Segundo a polícia, durante a ação, que apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio e outros delitos relacionados, Jeozafa reagiu à abordagem e atirou contra a equipe. Alguns acertaram o colete do delegado e um o atingiu de raspão.
O delegado foi socorrido e encaminhado para Cáceres de helicóptero. Marcelo Menezes está consciente e não corre risco de morte.
Crimes
Dois homicídios recentes ocorridos em Rio Branco são atribuídos ao grupo criminoso alvo da operação. No dia 8 de fevereiro, o corpo de Fernando de Jesus Abreu, de 30 anos, foi encontrado em uma rua da cidade, alvejado por disparos de arma de fogo no rosto. Populares relataram que dois suspeitos, em uma motocicleta, efetuaram os disparos na vítima e fugiram.
No dia 15 de fevereiro, o corpo de Adriano Paulo de Souza, de 40 anos, foi encontrado em uma obra, atingido por disparos de arma de fogo. Uma motocicleta foi encontrada nas proximidades e os atiradores teriam fugido a pé, depois do veículo apresentar problemas mecânicos.
Participam da operação as Delegacias de Rio Branco, Porto Esperidião, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Regional de Cáceres, 1ª Delegacia de Cáceres, Defron, Delegacia da Mulher, DEA, e as unidades da Delegacia da Regional de Pontes e Lacerda (Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Campos de Júlio) e delegacia de polícia de Barra do Bugres.
No apoio operacional, a operação conta com a atuação da Gerência de Operações Especiais (GOE), Centro Integrado de Operações Aéreas e do Canil Integrado de Fronteira.
Notícias dos Poderes
Homem bate carro e dá soco no rosto da jornalista Angélica Gomes, da TV Vila Real
Agressor colidiu 3 vezes contra o carro de uma motorista e, depois, atingiu um motociclista
27 de Agosto de 2025 as 09h00Sinop: Trabalhador sente forte odor e encontra corpo em lona
26 de Agosto de 2025 as 21h58Morador de chácara ouve barulho, atira 'para assustar' e atinge menino de 12 anos
26 de Agosto de 2025 as 16h20Polícia: influencer era dono de bets e dividia lucro com facção
Dainey Aparecido da Costa foi alvo da Operação Ludus Sordidus; ele já estava preso por tráfico de drogas
26 de Agosto de 2025 as 16h03